“Onde fica a casa de meu amigo?” é uma bela parábola sobre a inocência das crianças em contraste com a intransigência dos adultos. Um drama luminoso que valoriza o olhar da criança e para ser visto por crianças e adultos juntos.
Essa história de amizade e cumplicidade juvenil valeu ao diretor iraniano o Leopardo de Ouro e uma menção especial do júri no Festival de Cinema de Locarno. A história centra-se no desejo do pequeno Ahmed (Babek Ahmed Poor) de devolver um caderno perdido a Mohamed Reda Nematzadeh (Ahmed Ahmed Poor), um colega de escola. Essa missão tem uma importância singular: se Mohamed não tiver o caderno com os trabalhos de casa todos feitos no dia seguinte, vai ter um castigo muito severo na escola. Uma história simples mas sublime num filme modesto. Destaque para a interpretação das crianças, que conseguiram captar e transmitir a sua vulnerabilidade num mundo caótico.
Um filme para crianças e adultos verem juntos, como sempre propõe o CinematograFinho na Saladearte. Sessão no dia 12/1 (Sábado), às 15h, no Cinema do Museu. Ingressos à venda no local.
Título original: Khaneh-ye Dust Kojast?
De: Abbas Kiarostami
Com: Ahamd Ahmadpur, Babak Ahmadpur
Género: Drama.
Outros dados: Irã, 1987, Cores, 83 min.
Republicou isso em BAHIADOCe comentado:
CinematograFinho de janeiro: 2019 começa com “Onde fica a casa de meu amigo?”, de Kiarostami
CurtirCurtir