O 73º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte será sobre “Sans Soleil”, de Chris Marker. O encontro é neste sábado, 20 de fevereiro, às 16h, via Goggle Meet. Toda semana, a gente assiste a um filme diferente com antecedência e se encontra para a conversa! Os encontros, este ano, acontecem semanalmente, sempre aos sábados. Inscreva seu email para receber os links especiais, os acessos às salas virtuais e participar das conversas! OS EMAILS são entregues toda quarta-feira.

Nossos encontros virtuais são abertos e gratuitos. Em 2021, eles acontecem sempre aos sábados. Os filmes indicados são assistidos com antecedência e são temas de nossas conversas! Para participar e receber por email os links especiais e as infos de nossos encontros virtuais, cadastre-se! OS EMAILS são entregues toda quarta-feira:

Botao-QUERO-PARTICIPAR-300x173

Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.


NOTA DOS CURADORES

h

“Sans Soleil” (1983), de Chris Marker (1921-2012) é um filme ensaio experimental composto de fragmentos de imagens variadas. Marker é geralmente situado no grupo da Margem Esquerda da Nouvelle Vague francesa, que incluía, no final dos anos 1950 e início dos 60, nomes como os de Alain Resnais e Agnés Varda, ambos já discutidos no Cinematógrafo.

Expandindo ou subvertendo o formato documental, “Sans Soleil” acontece como um fluxo de memória e pensamentos: uma narradora lê as cartas que lhe são enviadas por um cinegrafista (fictício), chamado Sandor Krasna, que viaja pelo mundo, do Japão à Guiné-Bissau, de Cabo Verde à Islândia ou de Paris a São Francisco, registrando imagens e solicitando que algum sentido seja dado a elas. Os pensamentos da narradora se misturam às impressões do cinegrafista, atravessando imagens de cenas de filmes, programas de TV, momentos ocasionais numa rua e de documentários do próprio Marker.

Lançado em 1983, grande parte do filme foi montado na década de 1970, fase marcadamente militante de Marker que, então, minimizava a dimensão autoral no cinema, tomando-o como fenômeno coletivo e social. O filme alterna reflexões políticas, pensamentos poéticos e referências ao próprio cinema, como a Alfred Hitchcock e Andrei Tarkovski. Vertigo, A Zona e “La Jetée” (1962), curta de Marker considerado um dos melhores de todos os tempos, são algumas das memórias evocadas nesse filme que evoca uma crônica do imaginário moderno.

Por Fabricio e Mel, cineastas e curadores do Cinematógrafo.

Assista ao filme até sábado (20) e participe do nosso 73º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte. Os curadores Mel e Fabricio vão introduzir a conversa e depois abrir à participação do público. Venha compartilhar suas impressões conosco.

Inscreva seu email para receber os e-mails de nossos encontros, com links e infos. Os e-mails são entregues nas quartas-feiras e os encontros acontecem sempre nas tardes de sábado. A participação é gratuita, aberta a contribuições voluntárias.


ENCONTROS VIRTUAIS

Os Encontros Virtuais Cinematógrafo e Saladearte, em 2021, passam a acontecer nas tardes de sábado, sempre às 16h. Os encontros vêm acontecendo desde o início da quarentena, sempre com um filme diferente sugerido pelos curadores do Cinematógrafo, os cineastas Camele Queiroz e Fabricio Ramos, e que pode ser visto online, em casa, a qualquer hora antes do encontro. As conversas acontecem via Google Meet e são participativas. A ação é gratuita, aberta e não tem fins comerciais.

Acompanhem o Instagram e Facebook do Cinematógrafo para ficar por dentro de nossa programação de Encontros Virtuais, que acontecerão durante todo o período em que as salas de cinema precisarem ficar fechadas por conta do distanciamento social necessário para conter a disseminação do coronavírus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s