Vamos conversar sobre “A Caça” no 41º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte Daten, que acontece nesta quarta, dia 2 de setembro, e começa às 19h30, via Google Meet. Assista ao filme até lá e participe!


Assista – filme disponível gratuitamente no SESC Digital: Acesse “A Caça”.


20200830_103133_0000

Nossos encontros virtuais acontecem às quartas e aos sábados. Os filmes indicados são assistidos com antecedência e são temas de nossas conversas! Para participar e receber por email os links especiais e as infos de nossos encontros virtuais, cadastre-se:

Botao-QUERO-PARTICIPAR-300x173Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.


NOTA DOS CURADORES

A CAÇA aborda crenças sociais e esquematismos morais.

a-cac3a7a-filme-5

A trama de “A Caça” gira em torno do conflito entre a comunidade de uma pequena cidade da Dinamarca e Lucas (Mads Mikkelsen), um professor de escola infantil que foi acusado de abuso sexual de uma de suas alunas. O tema do bode expiatório aparece atravessado por questões morais e os tabus da sexualidade infantil, e pelo sentido de dignidade.

O primeiro filme do diretor dinamarquês Thomas Vinterberg “Festa de Família” (1998), é uma espécie de pedra fundamental do controverso movimento cinematográfico Dogma 95. Já neste “A Caça” (2012), o diretor se distancia de seus dogmas formais originais, mas retorna ao tema do seu primeiro filme: a denúncia de abuso sexual. Com uma inversão de desígnios: em “Festa de Família” filhos adultos denunciavam o pai que, no passado, havia de fato cometido o crime. Em “A Caça”, ao contrário, a narrativa é construída de forma que o espectador saiba que a acusação em questão é falsa.

O filme, essencialmente, coloca em questão as crenças sociais e os esquematismos morais que, em momentos de crise, desencadeiam o clima de medo e mobilizam o ressentimento que descamba para movimentos de justiçamento em um grupo social.

Por esse papel, Mads Mikkelsen ganhou o prêmio de Melhor Ator do Festival de Cannes de 2012.

Por Fabricio e Camele, cineastas e curadores do Cinematógrafo.


Vamos conversar sobre “A Caça” no 41º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte Daten, que acontece nesta quarta, dia 2 de setembro, e começa às 19h30, via Google Meet. Assista ao filme até e participe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s