“Nostalgia da Luz” (2010), de Patricio Guzmán, mistura investigação, autobiografia e poesia para falar memória e dos desaparecidos políticos do Chile.

Gravação do 24º Encontro:

Para participar dos nossos encontros e receber por email os links para os filmes e para as salas virtuais, cadastre-se:

Botao-QUERO-PARTICIPAR-300x173Dúvidas? mande email para [contato@bahiadoc.com.br]

Nota sobre “Nostalgia da Luz”

No deserto de Atacama, astrônomos do mundo inteiro vasculham o espaço sideral, enquanto arqueólogos vasculham a terra em busca de vestígios do passado. Nessa região do Chile, as condições especiais favorecem a observação astronômica e a preservação de restos humanos de civilizações passadas. Ao mesmo tempo, as mulheres de Calama buscam no deserto os restos mortais de parentes desaparecidos durante a ditadura de Pinochet.

De ritmo reflexivo e com belas imagens, “Nostalgia da Luz” é um ensaio poético sobre o anseio de saber mais sobre o mundo e sobre si mesmo, mas é também parte do esforço de Guzmán de manter presente e viva a memória sobre a história recente do Chile.

Patricio Guzmán é autor da célebre trilogia “A Batalha do Chile”, que realiza uma crônica dos acontecimentos políticos naquele país desde a eleição de Allende, o assassinato do presidente no dia 11 de setembro de 1973 por conta do golpe militar e as consequências do regime brutal que se instaurou desde então e perdurou até 1990, encabeçado pelo General Augusto Pinochet.

20200702_092908_0000

Mais infos sobre como participar dos encontros: clique aqui.

Acompanhem o Instagram e Facebook do Cinematógrafo para ficar por dentro de nossa programação de Encontros Virtuais, que acontecerão durante todo o período em que as salas de cinema precisarem ficar fechadas por conta do distanciamento social necessário para conter a disseminação do coronavírus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s