Nosso 50º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte Daten é neste sábado (3 de out), às 16h, via Google Meet. O tema da conversa é “Afterimage” (2016), o último filme do célebre diretor polonês Andrzej Wajda.

Nossos encontros virtuais acontecem às quartas e aos sábados. Os filmes indicados são assistidos com antecedência e são temas de nossas conversas! Para participar e receber por email os links especiais e as infos de nossos encontros virtuais, cadastre-se:

Botao-QUERO-PARTICIPAR-300x173

Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.


NOTA DOS CURADORES

Qual é a importância da arte para a sociedade? O que é a arte? O que pode oferecer um artista?

Essas são questões fundamentais em “Afterimage” (2016), o último filme do célebre diretor polonês Andrzej Wajda, que morreu pouco antes do lançamento do filme naquele ano, aos 90 anos de idade. A narrativa se baseia na história de Wladyslaw Strzeminski (1893-1952), artista que, em luta contra o regime autoritário soviético, superou dificuldades para se tornar um dos criadores mais reverenciados do Século XX.

Situado entre 1948 e 1952, em pleno regime stalinista e na Guerra Fria, o filme valoriza a resistência individual de Strzeminski, pintor e professor cuja resiliência marca toda a sua trajetória de vida: combateu na 1ª Guerra Mundial (quando perdeu uma perna e um braço) e fundou, em 1934, o Museu de Arte Moderna da Polônia, um dos primeiros de toda a Europa.

Em “Afterimage”, estamos diante de uma reflexão sobre a imagem, em especial, a imagem artística e sua função na sociedade e no espírito humano. O termo Afterimage diz respeito a um dos aspectos da Teoria da Visão elaborada por Strzeminski, no fim da década de 1950. O conceito fala sobre as imagens que ficam registradas em nossas retinas mesmo após não estarmos mais olhando para o objeto em questão. Uma imagem residual que, para o artista, é uma forma de ‘consciência da visão’.

Tal consciência funciona também como uma contundente metáfora que evoca toda a obra de Wajda, referenciada na história política da Polônia sem prescindir de uma universalidade e um sentido crítico sobre a relação entre o pensamento, a arte e a política que, como veremos, se mantém atual.Em uma cena plástica, vemos Strzeminski rasgar uma imagem de Stalin.

Antes, na Escola de Belas Artes, vemos um professor, em meio aos estudantes, recusar a sujeição às imposições oficiais sobre a função da arte. “O que é a arte?”, ele pergunta. Era Strzeminski, cuja vida, dali em diante, inspira a juventude de seu país mas também se orienta para o trágico desfecho marcado por um intenso, mas discreto e resiliente heroísmo em nome da liberdade de criar e pensar.

Por Fabricio e Mel, curadores do Cinematógrafo.


Vamos conversar sobre “Afterimage” no 50º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte Daten, neste sábado (3 de out), às 16h, via Google Meet. (O filme está disponível na GloboPlay e para locação no YouTube).

cropped-cinematocc81grafo-virtual-geral.jpeg

ENCONTROS VIRTUAIS

Os Encontros Virtuais Cinematógrafo e Saladearte Daten acontecem nas tardes de sábado e nas noites de quarta desde o início da quarentena, sempre com um filme diferente sugerido pelos curadores do Cinematógrafo, os cineastas Camele Queiroz e Fabricio Ramos, e que pode ser visto online, em casa, a qualquer hora antes do encontro. As conversas acontecem via Google Meet e são participativas. A ação é gratuita, aberta e não tem fins comerciais.

Acompanhem o Instagram e Facebook do Cinematógrafo para ficar por dentro de nossa programação de Encontros Virtuais, que acontecerão durante todo o período em que as salas de cinema precisarem ficar fechadas por conta do distanciamento social necessário para conter a disseminação do coronavírus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s