Nesta quarta, dia 18/mai, vamos ao nosso 121° Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte! Os encontros virtuais se mantém, quinzenalmente, nas noites de quarta, sempre abertos e gratuitos. A dinâmica é participativa, com condução dos curadores, os cineastas Mel e Fabricio. O assunto, desta vez, é “Indomável Sonhadora” (2012), um conto de aguda crítica social que se harmoniza com o realismo fantástico.

Inscreva seu email para receber os links especiais, os acessos às salas virtuais e participar das conversas!

Nossos encontros virtuais são abertos e gratuitos e acontecem nas quartas-feiras, quinzenalmente. Os filmes indicados são assistidos com antecedência e são temas de nossas conversas! Para participar e receber por email os links especiais e as infos de nossos encontros virtuais, cadastre-se! OS EMAILS são entregues no domingo anterior ao encontro.
Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.

📒 NOTA DOS CURADORES

… um conto de aguda crítica social que se harmoniza com o realismo fantástico e a poderosa atuação da indomável sonhadora… – Por Mel e Fabricio

Em “Indomável Sonhadora” (Beasts of the Southern Wild, 2012), o diretor estadunidense Behn Zeitlin, em seu filme de estreia, alia naturalismo de estilo documental e aguda crítica social, com momentos de simbolismo onírico que nos remete ao nosso realismo fantástico!

Acompanhamos a narrativa pela perspectiva de Hushpuppy (a pequena e impressionante Quvenzhané Wallis, de nove anos, indicada ao Oscar pelo papel), uma garota que vive com seu pai adoentado na “Banheira”, nome dado à ilha onde moram os sobreviventes da passagem do furacão Katrina e aqueles que recusam a estadia forçada em centros humanitários na cidade. Os habitantes da Banheira vivem semi-comunitariamente, em condições de grave precariedade estrutural e de vulnerabilidade às cheias, pois a área se localiza do outro lado da barragem que protege a cidade das águas. É na Banheira que a imaginativa Hushpuppy vive seu conturbado relacionamento com o pai e passeia livremente por suas fantasias e pela constante lembrança de sua mãe.
 
Os elementos fantásticos do filme convivem bem e poderosamente com seu realismo: “Indomável Sonhadora” emerge no rastro da dura realidade das comunidades ribeirinhas de Louisiana, estado do sul dos Estados Unidos, uma das regiões mais gravemente afetadas pelo furacão Katrina em 2005 e, durante as filmagens, pelo desastroso vazamento de petróleo de 2010.
 
A atuação de Quvenzhané Wallis é realmente indomável. Ela nos lança desafios, como se nos propusesse um pacto que nos envolve de um modo inescapável na atmosfera crua do filme. Wallis, aliás, é filha de uma professora e de um motorista de caminhão da Louisiana. A Banheira do filme é inspirada numa ilha real chamada Isle de Jean Charles e, tal como retratado no filme, os seus habitantes se recusam a abandoná-la, mesmo com toda precariedade e vulnerabilidade às cheias. Tudo isso confere ao filme um estatuto de crítica social.

É Hushpuppy, entretanto, com seus gritos agudos, sua força, suas imaginações e seu poderoso universo interior que dão o tom de esperança e luta do filme, que sorri em meio de coisas tão sérias da realidade e impacta com imagens tão inesperadas de um mundo próprio em criação. O roteiro é assinado por Zeitlin e por sua amiga de infância Lucy Alibar, adaptado de uma peça dela.autora da peça que inspira o filme.

Por Mel e Fabricio, cineastas e curadores do Cinematógrafo


📌 nossos encontros virtuais são abertos e gratuitos.

Participe do nosso 121º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte, ação que viemos realizando desde o início da pandemia, mas que ganharam dinâmica própria e continuam, mesmo com a retomada das sessões presenciais. Os curadores Mel e Fabricio vão introduzir a conversa e depois abrir à participação do público. Venha compartilhar suas impressões conosco.

Inscreva seu email para receber os e-mails de nossos encontros, com links e infos. Os e-mails são entregues nos domingos e os encontros acontecem nas noites de quarta-feira, quinzenalmente. A participação é gratuita, aberta a contribuições voluntárias.

Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s