Com o retorno dos encontros presenciais em Salvador, nossos encontros virtuais mudaram. A partir deste mês de novembro eles acontecem quinzenalmente, nas noites de quarta-feira (19h30). E os emails com links e infos são entregues sempre no domingo anterior ao encontro.

Nesta quarta (24/nov), vamos ao nosso 109º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte. Será às 19h30, via Meet. Participe! Inscreva seu email para receber os links especiais, os acessos às salas virtuais e participar das conversas!

Nossos encontros virtuais são abertos e gratuitos e acontecem nas quartas-feiras, quinzenalmente. Os filmes indicados são assistidos com antecedência e são temas de nossas conversas! Para participar e receber por email os links especiais e as infos de nossos encontros virtuais, cadastre-se! OS EMAILS são entregues no domingo anterior ao encontro.

Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.


📒 NOTA DOS CURADORES

“acabar com a imagem do pai que tem o cinema, ou seja, a representação burguesa (…)”, como preconizou Ruy Gardnier – Pro Fabricio e Mel

FESTA DE FAMÍLIA (1998)

De Thomas Vinterberg

O cinema de Thomas Vinterberg é propenso aos temas delicadíssimos e, ao mesmo tempo, fortes. O primeiro filme do diretor dinamarquês, “Festa de Família” (1998), é uma espécie de pedra fundamental do controverso movimento cinematográfico Dogma 95, um conjunto de regras que propunha um outro modo de fazer cinema, estruturalmente ascético e um gesto de resistência às estéticas dominantes na representação cinematográfica manifesta, sobretudo, nos filmes hollywoodianos. “Festa de Família” exprime bem esse ato estético contestatório.

A trama gira em torno da festa de aniversário de 60 anos de Helge (Hemming Moritzen), o patriarca de uma família tradicional dinamarquesa. A festa acontece num antigo hotel de luxo, reservado para o evento familiar. A sombra paterna pesa sobre seus filhos e filhas, fazendo vir à tona fatos inquietantes do passado. Os conflitos internos desenterrados e seus desdobramentos psicológicos compõe um dos dramas mais perturbadores do cinema, intensificado pela abordagem formal de aspecto documental e tom amador.

Já discutimos dois filmes mais recentes de Vinterberg em nossos encontros virtuais: no 41º Encontro, conversamos sobre “A Caça”, de 2012, que aborda o tema do bode expiatório, atravessado por questões morais e os tabus da sexualidade infantil. No encontro 82, o tema foi “A Comunidade”, de 2016, que problematiza as relações sociais, afetivas e familiares num microcosmo urbano de cultura alternativa. O diretor, vê-se por esses filmes, renegou e abandonou os princípios do movimento Dogma 95, inclusive vê-se isso também em seu longa mais novo, “Druk”, Vencedor do Oscar 2021.

Mas “Festa de Família”, que foi indicado à Palma de Ouro e ganhou o Prêmio de Juri em Cannes, assenta-se como um acontecimento simbólico representativo do princípio essencial daquele movimento controverso: “acabar com a imagem do pai que tem o cinema, ou seja, a representação burguesa (…)”, como preconizou Ruy Gardnier, crítico de cinema.

Por Camele Queiroz e Fabricio Ramos, cineastas e curadores


📌 nossos encontros virtuais são abertos e gratuitos.

Participe do nosso 109º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte. Os curadores Mel e Fabricio vão introduzir a conversa e depois abrir à participação do público. Venha compartilhar suas impressões conosco.

Inscreva seu email para receber os e-mails de nossos encontros, com links e infos. Os e-mails são entregues nos domingos e os encontros acontecem nas noites de quarta-feira, quinzenalmente. A participação é gratuita, aberta a contribuições voluntárias.

Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s