Encontros Cinematógrafo – Salvador/Ba:

O Cinematógrafo é uma iniciativa dos cineastas, pesquisadores e curadores Camele Queiroz e Fabricio Ramos, que promove variadas ações mensais de cinema em Salvador, em parceria com o Circuito de Cinema Saladearte. Entre as ações, estão:

Captura de Tela 2019-07-16 às 10.35.31O Cinematógrafo: todo último sábado do mês, exibe filmes que ensejem discussões sobre temas contemporâneos, com sessões empre seguidas de roda de conversa ao pé da mangueira. Sessões às 16h30 no Cinema do Museu.

Captura de Tela 2019-07-16 às 10.35.24O CinematograFinho: no segundo sábado do mês, exibe filmes que sejam interessantes para crianças e adultos juntos! No caso de filmes falados em outros idiomas, as legendas são especialmente trabalhadas para facilitar a leitura das crianças! Sessões às 15h no Cinema do Museu.

Captura de Tela 2019-07-16 às 10.35.17O CinematograFinho Matinê: exibe filmes propriamente infantis, sempre dublados em português. A ideia é promover um primeiro encontro das crianças com o cinema. Sessões nas manhãs de domingo, às 10h30, no Cinema do Museu.

 

g3445O Cinematógrafo – Cine Cineasta: acontece no terceiro fim de semana de cada mês, na Saladearte – Cinema da UFBA, exibindo breves ciclos dedicados aos grandes nomes do cinema. Sessões distribuídas nas manhãs de sábado e domingo e na quarta a noite.

 

 

História do Cinematógrafo:

O Cinematógrafo começou de forma artesanal em 2016, na Casa 149 e, desde 2018, firmou parceria com o Circuito Saladearte, passando a acontecer no Cinema do Museu. A iniciativa é dos curadores Camele Queiroz e Fabricio Ramos. A ideia é promover sessões que modifiquem a nossa relação com o Cinema e com os filmes. O Cinematógrafo e o CinematograFinho são eventos mensais e ambos acontecem na Saladearte – Cinema do Museu, sempre numa tarde de sábado.

 

Mais detalhes:

O CINEMATÓGRAFO NA SALADEARTE – O Cinematógrafo na Saladearte é uma mostra de filmes mensal que acontece na Saladearte — Cinema do Museu, em Salvador, todo último sábado do mês, às 16h30. O Cinematógrafo exibe filmes de temas, formas, gêneros e nacionalidades variados. A escolha dos filmes é apresentada pelos curadores a cada mês, buscando oferecer sempre uma surpresa ao público e incentivar uma relação de confiança entre o público e a curadoria, que buscam filmes menos conhecidos que normalmente circulam apenas em circuitos alternativos. A ideia é tornar cada sessão um encontro em torno do cinema, para ver os filmes e conversar depois sobre os temas que cada filme evoca, desde assuntos propriamente de cinema até assuntos do mundo contemporâneo, ligados à arte, à política e à vida mesma. O nosso esforço é o de atrair um público multifacetado, reunindo cinéfilos mas também não cinéfilos, isto é, apreciadores eventuais do cinema que queiram ver um filme instigante, e depois participem das conversas a partir de seus próprios repertórios culturais, ampliando os assuntos da discussão, além do cinema, para temas da vida e da arte. Ingressos no valor de meia entrada para todos: R$ 12,00.

 

g3545O CINEMATOGRAFINHO – Novidade em Salvador: o CinematograFinho é uma mostra de filmes mensal que traz o universo da infância para crianças e adultos curtirem juntos o cinema nas tardes de sábado. A curadoria é também dos cineastas e pesquisadores Camele Queiroz e Fabricio Ramos. A mostra busca incentivar nas crianças uma relação mais duradoura e reflexiva com os filmes e com o cinema, ao mesmo tempo em que quer oferecer um programa interessante também para jovens e adultos, juntos! g6057Para isso, alguns cuidados e ações especiais são tomados, que vão desde a criteriosa escolha dos filmes, que devem trazer temas e formas que não se reduzam à estética infantil dominante, até a adaptação atenciosa das legendas, aumentando sua duração e modificando certas expressões para facilitar a leitura das crianças e favorecendo que elas experimentem sonoridades e ritmos próprios de cada língua, tendo contato com outras culturas de forma mais viva, sem sacrificar tanto a atenção às imagens.

O CinematograFinho acontece mensalmente, no segundo sábado do mês, na Saladearte — Cinema do Museu. Ingressos à venda no local no valor normal da Sala.

OS CURADORES

Camele Queiroz e Fabricio Ramos são cineastas, documentaristas e pesquisadores. realizaram juntos diversos filmes, entre os quais “Muros” (ver site) e o longa “Quarto Camarim” (ver site).

Além do Cinematógrafo e CinematograFinho, realizaram, entre outras ações, a mostra Cine Odé – Cinema no Terreiro, em Ilhéus; e coordenam a Bahiadoc – arte documento, plataforma voltada para a difusão do audiovisual produzido na Bahia.

Fabricio é mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA, dedicado a temas relacionados a cinema e arte.

Localização:

 

Anúncios