O Cinematógrafo começou de forma artesanal em 2016, na Casa 149 e, desde 2018, firmou parceria com o Circuito Saladearte, passando a acontecer no Cinema do Museu. A iniciativa é dos curadores Camele Queiroz e Fabricio Ramos. A ideia é promover sessões que modifiquem a nossa relação com o Cinema e com os filmes. O Cinematógrafo e o CinematograFinho são eventos mensais e ambos acontecem na Saladearte – Cinema do Museu, sempre numa tarde de sábado.

Mais detalhes:

logo amarela

O CINEMATÓGRAFO NA SALADEARTE – O Cinematógrafo na Saladearte é uma mostra de filmes mensal que acontece na Saladearte — Cinema do Museu, em Salvador, todo último sábado do mês, às 16h30. A curadoria é dos cineastas e pesquisadores Camele Queiroz e Fabricio Ramos. O Cinematógrafo exibe filmes de temas, formas, gêneros e nacionalidades variados. A escolha dos filmes é apresentada pelos curadores a cada mês, buscando oferecer sempre uma surpresa ao público e incentivar uma relação de confiança entre o público e a curadoria, que buscam filmes menos conhecidos que normalmente circulam apenas em circuitos alternativos. A ideia é tornar cada sessão um encontro em torno do cinema, para ver os filmes e conversar depois sobre os temas que cada filme evoca, desde assuntos propriamente de cinema até assuntos do mundo contemporâneo, ligados à arte, à política e à vida mesma. O nosso esforço é o de atrair um público multifacetado, reunindo cinéfilos mas também não cinéfilos, isto é, apreciadores eventuais do cinema que queiram ver um filme instigante, e depois participem das conversas a partir de seus próprios repertórios culturais, ampliando os assuntos da discussão, além do cinema, para temas da vida e da arte. Ingressos no valor de meia entrada para todos: R$ 12,00.

 

g3545O CINEMATOGRAFINHO – Novidade em Salvador: o CinematograFinho é uma mostra de filmes mensal que traz o universo da infância para crianças e adultos curtirem juntos o cinema nas tardes de sábado. A curadoria é também dos cineastas e pesquisadores Camele Queiroz e Fabricio Ramos. A mostra busca incentivar nas crianças uma relação mais duradoura e reflexiva com os filmes e com o cinema, ao mesmo tempo em que quer oferecer um programa interessante também para jovens e adultos, juntos! g6057Para isso, alguns cuidados e ações especiais são tomados, que vão desde a criteriosa escolha dos filmes, que devem trazer temas e formas que não se reduzam à estética infantil dominante, até a adaptação atenciosa das legendas, aumentando sua duração e modificando certas expressões para facilitar a leitura das crianças e favorecendo que elas experimentem sonoridades e ritmos próprios de cada língua, tendo contato com outras culturas de forma mais viva, sem sacrificar tanto a atenção às imagens.

O CinematograFinho acontece mensalmente, no segundo sábado do mês, na Saladearte — Cinema do Museu. Ingressos à venda no local no valor normal da Sala.

OS CURADORES

Camele Queiroz e Fabricio Ramos são cineastas, documentaristas e pesquisadores. realizaram juntos diversos filmes, entre os quais “Muros” (ver site) e o longa “Quarto Camarim” (ver site).

Além do Cinematógrafo e CinematograFinho, realizaram, entre outras ações, a mostra Cine Odé – Cinema no Terreiro, em Ilhéus; e coordenam a Bahiadoc – arte documento, plataforma voltada para a difusão do audiovisual produzido na Bahia.

Fabricio é mestrando em Cultura e Sociedade pela UFBA, pesquisando temas relacionados a cinema e arte.

Localização:

 

Anúncios