Nesta quarta, dia 19/out, vamos ao nosso 131° Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte! O assunto, desta vez, é o filme “A Despedida” (2019), da diretora sinoamericana Lulu Wang.
Inscreva seu email para receber os links especiais, os acessos às salas virtuais e participar das conversas! Confira a NOTA DOS CURADORES sobre o filme, mais abaixo.

Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.
NOTA DOS CURADORES
… Um filme profundo que transcorre como um riacho límpido… – Por Mel e Fabricio

Da transitoriedade da vida às diferenças culturais, o Segundo longa da cineasta sinoamericana Lulu Wang é um singelo ensaio dramático, de matiz autobiográfico, sobre relações familiares, as transformações aceleradas do mundo, a ética diante d morte e as escolhas que a contingência da vida impõe.
Billi (interpretada pela atriz, compositora e rapper sinoamericana Awkwafina) é uma jovem chinesa, aspirante a escritora, que muito cedo imigrara com os pais para Nova York, em busca de novas oportunidades. Entretanto, ela mantém uma relação telefônica constante com a sua querida avó Nai Nai, que vive na China. Nai Nai, matriarca vivaz e liderança familiar, fora diagnosticada com uma doença terminal, mas a família decidiu preservá-la do sofrimento e não contar nada a ela sobre o seu estado.
É nesse contexto que Billi resolve, depois de anos, retornar à China para se despedir de sua querida avó. Enfrentando dificuldades para encontrar seu rumo em Nova York, ela descobre que, na China, as transformações aceleradas quase apagam o país em que ela vivera parte de sua infância. Saudades do passado, o doloroso sentimento de perda, o dilema ético sobre contar a verdade a quem se ama ou poupá-la da angústia, assumindo consigo o sofrimento… tudo isso atravessa a intensa, embora terna e intimista, experiência de retorno de Billi à seu país natal.
“A Despedida” se refere à despedida de Nai Nai, mas nos envolve num drama muito mais sobre a vida do que sobre a morte. Do conflito de gerações à questão dos sonhos e frustrações, é sobre a vida que refletiremos o tempo todo. E o desfecho último do filme, que surpreende, permanecerá conosco, pondo-nos em suspensão diante da aventura de viver. Um filme profundo que transcorre como um riacho límpido.
– Por Mel e Fabricio, cineastas e curadores do Cinematógrafo.



nossos encontros virtuais são abertos e gratuitos.
Participe do nosso 131º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte! Os encontros virtuais são uma ação que viemos realizando desde o início da pandemia, mas que ganharam dinâmica própria e continuam, mesmo com a retomada das sessões presenciais. Os curadores Mel e Fabricio vão introduzir a conversa e depois abrir à participação do público. Venha compartilhar suas impressões conosco.
Inscreva seu email para receber os e-mails de nossos encontros, com links e infos. Os e-mails são entregues nos domingos e os encontros acontecem nas noites de quarta-feira, quinzenalmente. A participação é gratuita, aberta a contribuições voluntárias.
Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.