Neste sábado (30/out), vamos ao nosso 107º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte. Será às 16h, via Meet. Participe! Inscreva seu email para receber os links especiais, os acessos às salas virtuais e participar das conversas! OS EMAILS são entregues toda quarta-feira.

Nossos encontros virtuais são abertos e gratuitos e acontecem sempre aos sábados. Os filmes indicados são assistidos com antecedência e são temas de nossas conversas! Para participar e receber por email os links especiais e as infos de nossos encontros virtuais, cadastre-se! OS EMAILS são entregues toda quarta-feira:

Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.

📒 NOTA DOS CURADORES

“Um Dia Muito Especial” (1977) se ancora num evento histórico para mostrar o outro lado dos fenômenos ideológicos de massa – Por Fabricio e Mel

No século das ideologias, um dia histórico em Roma se converte num dia muito especial, cujo sentido é transformado a partir do encontro fortuito entre duas sensibilidades diversas, entre um homem e uma mulher que, de lugares muito distintos, compartilham o sentimento de opressão de uma sociedade imersa no fascismo.

Antonietta (Sophia Loren) é uma dona de casa simples e sobrecarregada, mãe de seis filhos. Seu marido fascista e seus filhos foram à rua ver a visita de Hitler a Mussolini, em maio de 1938, em Roma. Um pássaro que foge da gaiola se torna a ponte de aproximação dela com o vizinho Gabrielle (Mastroianni), um dos poucos moradores do prédio que não saíram para a rua. Ele é perseguido pelo regime. Ela, simpatizante ingênua do Duce, mantém suas inquietações talvez adormecidas ou irrefletidas, guardadas, de todo modo, em algum lugar dentro de si.

O encontro fortuito entre os dois acende pequenas chamas nos corações de ambos e libera uma inesperada e secreta cumplicidade. Ettore Scola elege duas estrelas míticas para desempenharem papeis de pessoas cotidianas, vivendo uma experiência de descoberta íntima, um encontro de duas solidões em diferentes situações na vida diante do fascismo. A dança e os gestos, o fascínio e a culpa, atravessam o encontro afetivo entre um homem e uma mulher, cujos lugares de gênero atribuídos socialmente também são subvertidos.

“Um Dia Muito Especial” se ancora num evento histórico de profunda significação política e social, para mostrar o outro lado dos fenômenos ideológicos de massa, que acondicionam as sensibilidades individuais, repletas de camadas nos campos dos desejos, da sexualidade, dos anseios de viver experiências que a vida não cessa de oferecer e das relações humanas que transcendem as mediações e imposições ideológicas.

Por Camele Queiroz e Fabricio Ramos, cineastas e curadores


📌 nossos encontros são abertos e gratuitos.

PARTICIPE!

Assista ao filme até sábado (30/out) e participe do nosso 107º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte. Os curadores Mel e Fabricio vão introduzir a conversa e depois abrir à participação do público. Venha compartilhar suas impressões conosco.

Inscreva seu email para receber os e-mails de nossos encontros, com links e infos. Os e-mails são entregues nas quartas-feiras e os encontros acontecem sempre nas tardes de sábado. A participação é gratuita, aberta a contribuições voluntárias.

Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.

ENCONTROS VIRTUAIS

Encontros Virtuais, presenças reais!

Os Encontros Virtuais Cinematógrafo e Saladearte vêm acontecendo desde o início da pandemia, sempre com um filme diferente sugerido pelos curadores do Cinematógrafo, os cineastas Camele Queiroz e Fabricio Ramos, e que pode ser visto online, em casa, a qualquer hora antes do encontro. As conversas acontecem via Google Meet e são participativas. A ação é gratuita, aberta e não tem fins comerciais.

Acompanhem o Instagram e Facebook do Cinematógrafo para ficar por dentro de nossa programação de Encontros Virtuais. Viemos realizando os encontros durante todo o período em que as salas de cinema precisaram ficar fechadas por conta do distanciamento social necessário para conter a disseminação do coronavírus. Com o retorno das salas, nossos encontros vão mudar, mas devem continuar! Aguardem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s