Nesta quarta (26/jan/2022), vamos ao nosso 113º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte. Desde a retomada dos encontros presenciais, nossos Virtuais acontecem quinzenalmente, às quartas. O 113º Encontro começa às 19h30, via Meet. Participe! Os nossos encontros são gratuitos e abertos.

Inscreva seu email para receber os links especiais, os acessos às salas virtuais e participar das conversas!

Nossos encontros virtuais são abertos e gratuitos e acontecem nas quartas-feiras, quinzenalmente. Os filmes indicados são assistidos com antecedência e são temas de nossas conversas! Para participar e receber por email os links especiais e as infos de nossos encontros virtuais, cadastre-se! OS EMAILS são entregues no domingo anterior ao encontro.
Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.

📒 NOTA DOS CURADORES

Por Mel e Fabricio

Giuseppe Tornatore é aclamado por “Cinema Paradiso”, por apresentar ao mundo a Monica Belucci de “Malena” e por sua sólida parceria com o compositor Enio Morricone, que compôs a trilha de grande parte de seus filmes, inclusive a de “La Migliore Offerta”, de 2013. Se em “Cinema Paradiso” o cinema é um artifício que encanta verdadeiramente, e em “Malena” a beleza e o mistério femininos lançam encantamentos que perturbam o equilíbrio dos seres, em “La Migliore Offerta” Tornatore tece uma trama em que Verdade e Beleza estão na origem no drama.

O Filme conta a história de amor entre Virgil Oldman (Geoffrey Rush), um leiloeiro de arte e antiguidades, reconhecido nas altas esferas europeias de colecionadores, e Claire Ibbetson (Sylvia Hoeks), uma misteriosa jovem que, após a perda dos pais, decide leiloar a grande coleção de antiguidades que ela herdara. Claire, por telefone, procura Virgil para inventariar a sua herança. Mas ela não se dá a ver e seu comportamento errático, embora irrite Virgil, também o fascina de um modo misterioso.

Num jogo de dualidade entre o verdadeiro e o falso, o filme nos inspira o sentido do Yin-yang taoísta: dois princípios opostos carregam, cada um em si, um pouco do outro. Toda falsificação artística, diz Virgil, traz algo de verdadeiro – e, em certo momento, ele explica à Claire as razões de seu pensamento. Virgil, afinal, é também um arguto especialista em avaliar a autenticidade de obras de arte antigas. As obras de arte, à semelhança do Professor de “Violência e Paixão”, de Visconti (filme tema do nosso 108º Encontro Virtual), são a única verdadeira companhia de Virgil. Mas Claire, encarnando o mistério e a beleza que ele admirava abstratamente, agora o convoca para uma imprevista espiral de experiências e sentimentos.

“La Migliore Offerta” transcorre como uma história de amor com toques de drama psicológico, mas no jogo dualista entre o verdadeiro e o falso, todo um universo de aparências se mistura à realidade e, talvez, já não se trate do que é falso ou verdadeiro no mundo, mas em nós.

Por Mel e Fabricio, cineastas e curadores do Cinematógrafo


📌 nossos encontros virtuais são abertos e gratuitos.

Participe do nosso 113º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte, ação que viemos realizando desde o início da pandemia, mas que ganharam dinâmica própria e continuam, mesmo com a retomada das sessões presenciais. Os curadores Mel e Fabricio vão introduzir a conversa e depois abrir à participação do público. Venha compartilhar suas impressões conosco.

Inscreva seu email para receber os e-mails de nossos encontros, com links e infos. Os e-mails são entregues nos domingos e os encontros acontecem nas noites de quarta-feira, quinzenalmente. A participação é gratuita, aberta a contribuições voluntárias.

Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s