💻 Vamos ao nosso 90º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte, neste sábado, dia 26/6, às 16h, como sempre, via Google Meet.

Uma proposta diferente, desta vez, invocando o espírito do Cinematografinho: nosso tema é “Canção do Oceano”, uma animação do estúdio Cartoon Saloon, dirigida por Tomm Moore e inspirada no folclore irlandês.

Participe! Inscreva seu email para receber os links especiais, os acessos às salas virtuais e participar das conversas! OS EMAILS são entregues toda quarta-feira. Abaixo, a Nota dos Curadores.

Nossos encontros virtuais são abertos e gratuitos. Em 2021, eles acontecem sempre aos sábados. Os filmes indicados são assistidos com antecedência e são temas de nossas conversas! Para participar e receber por email os links especiais e as infos de nossos encontros virtuais, cadastre-se! OS EMAILS são entregues toda quarta-feira:

Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.


📒 NOTA DOS CURADORES

Uma graciosa animação que harmoniza simplicidade e temas profundos – Por Fabricio e Mel, curadores do Cinematógrafo.

📒 NOTA DOS CURADORES

O Cinematógrafo, em sua versão Cinematografinho, busca incluir as crianças no processo de formação sensível do cinema, estimulando-as a desenvolver uma relação mais duradoura e reflexiva com os filmes e com a arte. Ao mesmo tempo, a ideia é oferecer um programa envolvente também para jovens e adultos, juntos, na mesma sessão, diante do mesmo filme! Não se trata, portanto, de mostrar “filmes infantis”, mas, antes, filmes criteriosamente escolhidos que transcendam estéticas pré-definidas e não se limitem às linguagens convencionais do mercado infantil.

Propomos essa experiência para este 90º Encontro Virtual. O tema do encontro é “Canção do Oceano” (2014), uma animação do estúdio Cartoon Saloon, dirigida por Tomm Moore e inspirada no folclore irlandês. Belo, mágico e tocante, o filme valoriza o protagonismo do olhar infantil, mas traz diferentes dimensões temáticas que, à primeira vista, podem parecer simples, mas sutilmente revelam tons profundos.

“Canção do Oceano” conta a história de Ben, uma criança de dez anos, que descobre que sua irmãzinha, Saoirse, é uma Selkie (uma mulher que consegue se transformar em foca). Juntos, os irmãos viverão uma aventura para salvar todas as criaturas faerie (fadas) das garras da terrível deusa celta Macha. Mas a própria deusa carrega em si alguma coisa que nos assemelha, nós mortais, a ela… A condição humana, o sofrimento da perda, os conflitos familiares, o sacrifício, são temas que atravessam essa belíssima aventura.

Qualquer cena de “Canção do Oceano” remete a uma bela pintura com uma exuberante paleta de cores: o marrom da cidade, o verde da floresta, os fantásticos tons de azul ressaltados no mar. É um filme encantador e gracioso para crianças de todas as idades, sem dúvida, que nos convida a uma breve viagem contemporânea pelos cenários da tradição e mitologia celtas.

Merece destaque a trilha sonora que se harmoniza com a deslumbrante experiência visual! Com um aspecto folk e baseada na música celta, a sonoridade do filme é marcante, imersiva e emocionante. “Canção do Oceano” é uma singela obra-prima de Tomm Moore que nos fará recordar sensações e pensamentos que, talvez, enganosamente, tomávamos por perdido num recanto de nossa infância.


📌 nossos encontros são abertos e gratuitos.

PARTICIPE!

Assista ao filme até sábado (22/jun) e participe do nosso 90º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte. Os curadores Mel e Fabricio vão introduzir a conversa e depois abrir à participação do público. Venha compartilhar suas impressões conosco.

Inscreva seu email para receber os e-mails de nossos encontros, com links e infos. Os e-mails são entregues nas quartas-feiras e os encontros acontecem sempre nas tardes de sábado. A participação é gratuita, aberta a contribuições voluntárias.

ENCONTROS VIRTUAIS

Os Encontros Virtuais Cinematógrafo e Saladearte, em 2021, passam a acontecer nas tardes de sábado, sempre às 16h. Os encontros vêm acontecendo desde o início da quarentena, sempre com um filme diferente sugerido pelos curadores do Cinematógrafo, os cineastas Camele Queiroz e Fabricio Ramos, e que pode ser visto online, em casa, a qualquer hora antes do encontro. As conversas acontecem via Google Meet e são participativas. A ação é gratuita, aberta e não tem fins comerciais.

Acompanhem o Instagram e Facebook do Cinematógrafo para ficar por dentro de nossa programação de Encontros Virtuais, que acontecerão durante todo o período em que as salas de cinema precisarem ficar fechadas por conta do distanciamento social necessário para conter a disseminação do coronavírus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s