Nesta quarta, dia 7/set, vamos ao nosso 128° Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte! O assunto, desta vez, é o filme “Intervenção Divina” (2002), do diretor, roteirista e ator palestino Elia Suleiman.

Inscreva seu email para receber os links especiais, os acessos às salas virtuais e participar das conversas! Confira a NOTA DOS CURADORES sobre o filme, mais abaixo.

Os filmes indicados são assistidos com antecedência e são temas de nossas conversas! Para participar e receber por email os links especiais e as infos de nossos encontros virtuais, cadastre-se! OS EMAILS são entregues no domingo anterior ao encontro.
Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.

📒 NOTA DOS CURADORES

… já na primeira cena do filme percebemos que estaremos diante de uma experiência, digamos, inusitada, em que situações tensas são mostradas com graça e invenção visual. – Por Mel e Fabricio

Em “Intervenção Divina” (2002) Elia Suleiman, diretor e roteirista palestino, reflete de modo singular sobre a vida das pessoas em meio ao permanente conflito entre palestinos e israelenses, nas zonas limítrofes dos territórios ocupados militarmente pelo Estado de Israel. Entretanto, já na primeira cena do filme percebemos que estaremos diante de uma experiência, digamos, inusitada, em que situações tensas são mostradas com graça e invenção.

A ação se passa na cidade de Nazaré, a maior cidade do norte de Israel e cuja vasta maioria da população é árabe/palestina. Situações cotidianas transcorrem estruturando-se como um conjunto de esquetes, cujo tom oscila entre crítica cáustica e humor surreal, enquanto um homem chamado E.S. (o protagonista interpretado pelo próprio diretor e cujo nome toma de empréstimo as suas iniciais), que é de Jerusalém, tenta viver a sua paixão por uma bela mulher de Ramallah, cidade palestina situada na Cirsjordânia. Os checkpoints militares de Israel os separam e será preciso enfrentar a situação opressiva com criatividade.

E.S. é um homem silencioso e de expressão indefinida. A abordagem de Suleiman ensejou comparações com os estilos cômicos e críticos de Buster Keaton, Jim Jarmusch e, especialmente, Jacques Tati. De fato, o tema político do conflito árabe israelense ganha contornos absolutamente inesperados, em especial nas cenas finais. Suleiman expressa o conflito da perspectiva palestina e a partir de uma chave muito pessoal, enfatizada pela presença do próprio diretor em cena.

“Intervenção Divina”, Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2002, vai nos surpreender. A graça do filme, ao contrário de atenuar as tensões, exprimem a vida cerceada e cercada de muros e armas como uma dolorosa experiência que expõe, embora com criatividade e fantasia, a irracionalidade do mundo contemporâneo.

– Por Mel e Fabricio, cineastas e curadores do Cinematógrafo.


📌 nossos encontros virtuais são abertos e gratuitos.

Participe do nosso 128º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte! Os encontros virtuais são uma ação que viemos realizando desde o início da pandemia, mas que ganharam dinâmica própria e continuam, mesmo com a retomada das sessões presenciais. Os curadores Mel e Fabricio vão introduzir a conversa e depois abrir à participação do público. Venha compartilhar suas impressões conosco.

Inscreva seu email para receber os e-mails de nossos encontros, com links e infos. Os e-mails são entregues nos domingos e os encontros acontecem nas noites de quarta-feira, quinzenalmente. A participação é gratuita, aberta a contribuições voluntárias.

Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s