A pedido de participantes de nossos encontros, o 31º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte Daten será especial. O filme tema de nossa conversa será o documentário hera (2012), de autoria dos próprios curadores do Cinematógrafo, os cineastas Camele Queiroz e Fabricio Ramos.

Gravação do encontro, com a participação de poetas do Grupo HERA:

Link para o filme:  “hera” (HD) glossy play button

 

NOTA DOS CURADORES

Captura de Tela 2020-07-26 às 11.41.13

hera (2012) mostra uma aproximação com os poetas fundadores da revista Hera, publicação criada no início da década de 1970 que engendrou uma importante movimentação literário-cultural em Feira de Santana, com destacada reverberação na Bahia e no Brasil.

Resgatando um marcante capítulo da literatura baiana, o documentário traz a participação dos poetas, escritores e artistas visuais Antônio Brasileiro, Washington Queiroz, Roberval Pereyr, Juraci Dórea, Wilson Pereira de Jesus e Uaçaí Lopes. Os encontros com os poetas aconteceram em dezembro de 2011, depois do evento de lançamento da edição fac-similar da Revista Hera, que reúne em um único volume todas as edições da revista publicadas ao longo de 33 anos.

Captura de Tela 2020-07-26 às 09.07.55
Correspondência com Drummond

O filme acontece mesmo como um encontro, uma série de breves encontros, em que ouvimos os próprios poetas que falam das amizades e conflitos entre eles, comentam sobre as suas motivações poéticas, refletem sobre contextos culturais e políticos, lembram da correspondência que tiveram com Carlos Drummond de Andrade e, nesses interstícios, expressam algo de suas visões de mundo que se revelam tão pertinentes nos dias de hoje!

O documentário hera tem duração de 1 hora e 23 minutos e foi realizado sem patrocínios. A produção contou com o apoio da DIMAS – Diretoria de Audiovisual e Multimeios da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), que através do Núcleo de apoio à produção, o NAP, disponibilizou equipamento de filmagem e a participação de dois técnicos cinegrafistas que colaboraram com o trabalho: Ivanildo Santos Silva e Danilo Umbelino.

cropped-g3468.png

Mais infos sobre como participar dos encontros: clique aqui.

Acompanhem o Instagram e Facebook do Cinematógrafo para ficar por dentro de nossa programação de Encontros Virtuais, que acontecerão durante todo o período em que as salas de cinema precisarem ficar fechadas por conta do distanciamento social necessário para conter a disseminação do coronavírus.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s