A pedido de participantes de nossos encontros, o 31º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte Daten será especial. O filme tema de nossa conversa será o documentário hera (2012), de autoria dos próprios curadores do Cinematógrafo, os cineastas Camele Queiroz e Fabricio Ramos.
Gravação do encontro, com a participação de poetas do Grupo HERA:
Link para o filme: “hera” (HD)
NOTA DOS CURADORES
hera (2012) mostra uma aproximação com os poetas fundadores da revista Hera, publicação criada no início da década de 1970 que engendrou uma importante movimentação literário-cultural em Feira de Santana, com destacada reverberação na Bahia e no Brasil.
Resgatando um marcante capítulo da literatura baiana, o documentário traz a participação dos poetas, escritores e artistas visuais Antônio Brasileiro, Washington Queiroz, Roberval Pereyr, Juraci Dórea, Wilson Pereira de Jesus e Uaçaí Lopes. Os encontros com os poetas aconteceram em dezembro de 2011, depois do evento de lançamento da edição fac-similar da Revista Hera, que reúne em um único volume todas as edições da revista publicadas ao longo de 33 anos.

O filme acontece mesmo como um encontro, uma série de breves encontros, em que ouvimos os próprios poetas que falam das amizades e conflitos entre eles, comentam sobre as suas motivações poéticas, refletem sobre contextos culturais e políticos, lembram da correspondência que tiveram com Carlos Drummond de Andrade e, nesses interstícios, expressam algo de suas visões de mundo que se revelam tão pertinentes nos dias de hoje!
O documentário hera tem duração de 1 hora e 23 minutos e foi realizado sem patrocínios. A produção contou com o apoio da DIMAS – Diretoria de Audiovisual e Multimeios da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), que através do Núcleo de apoio à produção, o NAP, disponibilizou equipamento de filmagem e a participação de dois técnicos cinegrafistas que colaboraram com o trabalho: Ivanildo Santos Silva e Danilo Umbelino.
Mais infos sobre como participar dos encontros: clique aqui.
Acompanhem o Instagram e Facebook do Cinematógrafo para ficar por dentro de nossa programação de Encontros Virtuais, que acontecerão durante todo o período em que as salas de cinema precisarem ficar fechadas por conta do distanciamento social necessário para conter a disseminação do coronavírus.