“Sabor da Vida” (2015), da diretora japonesa Naomi Kawase, é o tema de nosso 99º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte, que acontece neste sábado (4/set), às 16h, via Google Meet.

Participe! Inscreva seu email para receber os links especiais, os acessos às salas virtuais e participar das conversas! OS EMAILS são entregues toda quarta-feira.

Nossos encontros virtuais são abertos e gratuitos. Em 2021, eles acontecem sempre aos sábados. Os filmes indicados são assistidos com antecedência e são temas de nossas conversas! Para participar e receber por email os links especiais e as infos de nossos encontros virtuais, cadastre-se! OS EMAILS são entregues toda quarta-feira:

Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.

📒 NOTA DOS CURADORES

Cinema de impregnações para exprimir um sentido cosmológico sobre o mundo

O Cinema de Naomi Kawase se faz de impregnações, valorizando a experiência sensorial para abordar temas universais a partir do universo cultural japonês. Dramas afetivos e emocionais sobre a condição humana e o caráter trágico da vida se conjugam com preocupações sociais e um tom humanista cheio de sutilezas. Física e metafísica se enlaçam para exprimir um sentido cosmológico do mundo e uma Poética do real marcada pela imanência.

A exemplo dos filmes anteriores da diretora que passaram por nossos encontros, “O Segredo das Águas” e “Floresta dos Lamentos”, este “Sabor da Vida” evoca essa sensorialidade – a presença corpórea da natureza através dos sons, das sensações táteis, do paladar – para narrar uma história impregnada de afetividade contida, sentimento trágico e tomada de consciência sobre a experiência de viver. “Viemos a este mundo para vê-lo e ouvi-lo”, diz Tokue a Sentaro. Ambos, por razões distintas, viveram isolamento social e sofreram estigmatizações.

Tokue se oferece para trabalhar no quiosque que Sentaro gerencia, fazendo e vendendo dorayakis, iguaria doce feita à base de “An”, uma saborosa pasta de feijão. O lugar se torna o espaço de um encontro geracional transformador entre a septuagenária Tokue, o quarentão Sentaro e a jovem Wakana, estudante de postura quieta e olhar profundo

“Sabor da Vida” transita entre o drama realista, a poesia visual e metáfora realista. A narrativa atravessa as estações do ano como a existência atravessa diferentes estações da vida: a primeira juventude com o olhar fincado no futuro, a chegada da maturidade na encruzilhada do tempo, a velhice e a consciência da finitude.

Quis a natureza que a “velhice e a sabedoria se encontrassem na mesma encosta da vida”. Mas em “Sabor da Vida” a sabedoria é de outra natureza, presente no tempo e nos sentidos. Aqui, o ritmo cíclico da vida ensina que o inverno prenuncia a primavera e a belíssima floração das cerejeiras. E toda primavera anuncia, assim como a vida, o seu fim. Até lá, entretanto, há muitas flores e beleza, emoções e sabores a serem experimentados.

Por Camele Queiroz e Fabricio Ramos, cineastas e curadores


📌 nossos encontros são abertos e gratuitos.

 

PARTICIPE!

Assista ao filme até sábado (4/set) e participe do nosso 99º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte. Os curadores Mel e Fabricio vão introduzir a conversa e depois abrir à participação do público. Venha compartilhar suas impressões conosco.

Inscreva seu email para receber os e-mails de nossos encontros, com links e infos. Os e-mails são entregues nas quartas-feiras e os encontros acontecem sempre nas tardes de sábado. A participação é gratuita, aberta a contribuições voluntárias.

Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.

ENCONTROS VIRTUAIS

Encontros Virtuais, presenças reais!

Os Encontros Virtuais Cinematógrafo e Saladearte vêm acontecendo desde o início da pandemia, sempre com um filme diferente sugerido pelos curadores do Cinematógrafo, os cineastas Camele Queiroz e Fabricio Ramos, e que pode ser visto online, em casa, a qualquer hora antes do encontro. As conversas acontecem via Google Meet e são participativas. A ação é gratuita, aberta e não tem fins comerciais.

Acompanhem o Instagram e Facebook do Cinematógrafo para ficar por dentro de nossa programação de Encontros Virtuais, que acontecerão durante todo o período em que as salas de cinema precisarem ficar fechadas por conta do distanciamento social necessário para conter a disseminação do coronavírus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s