

Em março/abril, o Cine Cineasta traz a companhia de Wim Wenders.
📒 Dos curadores, Mel e Fabricio:
Cineasta de errâncias, reais e simbólicas, seus personagens parecem caminhar sem rumo ou, talvez, em direção do interior de si mesmos. Expoente do Novo Cinema Alemão, expressa, em seu cinema, o mal estar de uma geração pós-guerra num país fragmentado, sem prescindir da devoção às imagens, à poesia do real, à aventura da vida, à metafísica concreta do tempo, à reflexão sobre as imagens e o cinema.
Seus temas aludem à angústia existencial e ao constante movimento do mundo. Seus roadie-movies não têm pressa e percorrem cidades e fronteiras. Sua estética reflete as oscilações dialéticas entre o tempo e os espaço, a cor e o preto-e-branco, o cinema industrial e o anseio artístico, a inquieta estagnação e o desejo de movimento.
Vamos começar com o seu filme mais conhecido, vencedor da Palma de Ouro, o clássico “Paris,Texas” (1984), seguido de “Alice nas Cidades” (1974), que, em aspectos essenciais, o prenuncia. São dois filmes em que imaginário e imagens, com seus jogos especulares e a errância marcada pela visualidade, substanciam e exprimem, de modo emblemático, a Poética de Wenders.
Veremos, ainda em março, “O Estado das Coisas” (1982) e “O Amigo Americano” (1977). Em abril, veremos “Movimento em Falso” (1975) e “No Decurso do Tempo” (1976), filmes que, juntos com “Alice nas Cidades”, são vistos como uma trilogia wenderiana. Veremos também o belíssimo “Pina” (2011) e convidaremos a uma imersão, vendo, em sequência, a obra-prima “Asas do Desejo” (1988) e sua inesperada continuação, “Tão Longe, Tão Perto” (1993), prêmio do júri em Cannes.
As sessões de março serão todas no Cine Daten Paseo, sempre às 10h30. Programem-se! 📌 Guarde a programação de março que está nos cards postados acima. Começa sábado, dia 11.



