
Neste mês de julho, Ingmar Bergman (14/7 de 1918 – 30/7 de 2007) completaria 105 anos. Um dos nomes mais importantes da arte cinematográfica, Bergman realizou mais de 50 filmes em 60 anos de carreira. Entre julho e agosto, vamos ver, no ciclo Bergman do Cine Cineasta (que começa sábado, dia 15), dez filmes do mestre sueco: cinco em julho e outros cinco em agosto, nas salas do Circuito Saladearte!
As temáticas da obra de Ingmar Bergman privilegiavam problemas existenciais e psicológicos, em filmes que conjugam profundidade dramática e magistral simplicidade autoral, revelando paixão pela psique feminina, pelas nuanças emocionais dos conflitos relacionais e pelos abismos da condição humana.
Nosso ciclo começa com dois filmes realizados no mesmo ano, o de 1957, com a colaboração do fotógrafo Gunnar Fischer, numa fase de expressão metafísica de Bergman. Em “O Sétimo Selo“, filme cujas imagens participam do imaginário iconográfico da história do cinema, Bergman elabora uma alegoria sobre uma de suas obsessões de infância, o medo da morte, e a busca de sentido que atravessa a efemeridade da condição humana. “Morangos Silvestres” é estrelado por um dos grandes diretores da história do cinema sueco Victor Sjöström. É com esse filme que Bergman se estabelece no cenário internacional, tendo ganhado o Urso de Ouro no Festival de Berlim, além do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro e da primeira indicação de Bergman ao Oscar por melhor roteiro original.
“Monika e o Desejo”, que passa na noite de quarta (19), reflete secretamente a paixão de Bergman por Harriet Andersson, com quem o diretor começou um relacionamento trabalhando com a atriz pela primeira vez. “A Fonte da Donzela”, já com Fotografia de Sven Nykvist, rendeu a Bergman seu primeiro Oscar, o de melhor filme estrangeiro. E “Persona”, o primeiro de 12 filmes em que Bergman e Liv Ullmann trabalharam juntos, é possivelmente um dos filmes mais amplamente discutidos da história do cinema.
Em agosto, retomaremos o ciclo Ingmar Bergman com a chamada Trilogia do Silêncio e encerrando com “Sonata de Outono” e “Gritos e Sussurros”.






Abertura:
1)📍SÁB, 15/jul, 10h30
Na Saladearte – Cinema da UFBA
O SÉTIMO SELO (1957, 97min.)
Desiludido após lutar nas Cruzadas, um cavaleiro (Max von Sydow) encontra a Morte em uma praia deserta e a desafia para um jogo fatal de xadrez.
____________________________
2)📍DOM, 16/jul, 10h30
Na Saladearte – Cinema da UFBA
MORANGOS SILVESTRES (1957, 92min.)
Através de sequências de flashback, fantasias e sonhos, um professor faz uma viagem de autorreflexão e descoberta, enquanto se reconcilia com sua morte iminente.
____________________________
3)📍QUA, 19/jul, 19h45
Cine Daten Paseo
MONIKA E O DESEJO (1953, 96min.)
Monika (Harriet Andersson), uma jovem extrovertida e liberada, encontra Harry, empregado insatisfeito numa fábrica. Ambos muito jovens, resolvem fugir de tudo e viver uma intensa e imprudente paixão.
____________________________
4)📍SÁB, 22/jul, 10h30
Na Saladearte – Cinema da UFBA
A FONTE DA DONZELA (1960, 89 min.)
No séc. XIV, uma jovem é violentada e assassinada por três pastores de cabras. A tensão entre valores cristãos e a irracionalidade humana dá o tom do filme.
____________________________
2)📍DOM, 23/jul, 10h30
Na Saladearte – Cinema da UFBA
PERSONA (1966, 85min.)
Em “Persona” (1966), Elisabeth Vogler (Liv Ullmann) é uma atriz que, subitamente, para de falar e se isola em uma casa de praia sob os cuidados de Alma (Bibi Andersson), uma jovem enfermeira. Ambas iniciam uma enigmática relação.
