✨️ Em 2026, ano comemorativo de dez anos do Cinematógrafo, teremos novidades: sessões especiais como o Cinematógrafo Brasil (clássicos brasileiros restaurados) e a Sessão Alice Guy (filmes dirigidos por mulheres), além de mostras completas de grandes nomes do cinema, começando com François Truffaut.



MOSTRA TRUFFAUT DO CINE CINEASTA:





A seguir, conheça as novas sessões do Cinematógrafo em 2026, na programação de janeiro:
👉 As sessões são ÚNICAS!
🎬 CULT – dia 8
BATMAN O CAVALEIRO DAS TREVAS
Em Gotham, o Coringa de Heath Ledger transforma o crime em caos e obriga Batman a enfrentar um dilema moral: até onde ir para salvar a cidade sem se tornar aquilo que combate? Entre o ideal de Harvey Dent e a sombra do vigilantismo, Nolan filma o super-herói como thriller urbano, tenso e realista, elevando o blockbuster a tragédia contemporânea, marcando uma era.
🎬 SESSÃO ALICE GUY – dia 19
Na estreia da Sessão Alice Guy (nosso encontro mensal dedicado a filmes dirigidos por mulheres), exibimos a delicada fábula de Céline Sciamma, diretora de Retrato de uma Jovem em Chamas. Após a morte da avó, Nelly encontra uma menina idêntica a ela na floresta — e descobre, com espanto e ternura, que é sua própria mãe na infância.
🎬 CINEMATÓGRAFO BRASIL – dia 21 Clássicos brasileiros restaurados em 4K A obra-prima de Luiz Sérgio Person, com Walmor Chagas e Eva Wilma, inagura a sessão Cinematógrafo Brasil, com as presenças de Marina Person e Regina Jehá, cineastas, para uma conversa com o público após a sessão. O Cinematógrafo Brasil exibirá, a cada mês, clássicos brasileiros restaurados em 4K.
🎬 SESSÃO ORIENTE – dia 27
Na estreia do Cinematógrafo Oriente, entramos no universo próprio do diretor sul-coreano: conversas aparentemente simples, onde o acaso e o desejo revelam o que as pessoas escondem de si mesmas. Uma jovem viaja até a casa de uma amiga e, entre caminhadas, cafés e confissões, os encontros se acumulam — com humor seco e doses encantadoras de melancolia.
🎬 CINEMATÓGRAFO RAIZ – dia 31
O Apartamento Roda de conversa após a sessão. Acompanha um jovem casal de atores que muda às pressas para um novo apartamento enquanto ensaia A Morte de um Caixeiro-Viajante. Um ataque à esposa rompe a intimidade e acende a obsessão do marido por encontrar o culpado. Com tensão de thriller e ambiguidade moral, Farhadi disseca culpa, honra e as rachaduras do cotidiano.
MOSTRA TRUFFAUT
Vamos abrir a Mostra François Truffaut do Cine Cineasta com o mito fundador do diretor, dedicando o primeiro fim de semana à temática do desamparo infantil, abordada, em filmes de fases diversas, por diferentes prismas truffautianos.

✨ ️Uma viagem pela lírica romanesca, trágica e lúdica de um dos cineastas mais amados da História!
Começamos com Os Incompreendidos, seu filme mais autobiográfico e que lança o crítico enfant terrible à condição definitiva de cineasta reconhecido. Seguido de “O Garoto Selvagem”, um outro olhar sobre a criança desamparada diante das imposições civilizatórias, com o próprio Truffaut em cena!
Veremos dois filmes do ciclo Antoine Doinel, o personagem que Jean-Pierre Léaud encarna desde Os Incompreendidos e avança, sob o mesmo nome, por suas fases jovem e adulta, se defrontando com caminhos e descaminhos da vida. É o olhar de Truffaut sobre o amadurecimento em relação com os enigmas sentimentais da vida.
Truffaut, aliás, era inventivo, lírico, provocante. Sua criação orbita, de modos díspares, o tema do amor, que lhe é quase onipresente, e sua construção oscila entre a inovação e a narrativa clássica, o drama e a comédia, o suspense e o romance, às vezes tudo junto num mesmo filme.
Para esta Mostra, adotamos uma ordem ontológica em vez da cronológica! É o passeio pelas sensibilidades dos diversos momentos criativos do cineasta que nos guiará! Em janeiro, vamos percorrer a primeira parte dessa jornada, com sua graça e sua tragédia, seu drama e seu humor, exibindo oito filmes e encerrando com o inesquecível “Jules e Jim”, uma ode à vida cujas cenas marcaram a iconografia do cinema na fase da Nouvelle Vague.
IMPERDÍVEL! A mostra prossegue até março, exibindo todos os longas-metragens dirigidos por Truffaut.
👉 As sessões são apresentadas pelos curadores Mel e Fabricio. As matinais são seguidas de roda de conversa.
