Encontros Cinematógrafo – Salvador/Ba:
O Cinematógrafo é uma iniciativa dos cineastas, pesquisadores e curadores Camele Queiroz e Fabricio Ramos (Ita Una Filmes Ltda.), que promove variadas ações de programações mensais de cinema em Salvador, em parceria com o Circuito de Cinema Saladearte.
Nosso esforço maior é o de valorizar o cinema como um espaço de encontro, diálogo e presença. O Cinema vive em nós, quando nos reunimos para ver um filme, pensar e conversar sobre ele.
Dentre nossas ações, estão os Encontros Virtuais Cinematógrafo, com encontros mensais pela internet, de participação aberta e gratuita. (saiba mais), e as ações presenciais:

A sessão Cinematógrafo: todo último sábado do mês, exibe filmes que ensejem discussões sobre temas contemporâneos, com sessões sempre seguidas de roda de conversa ao pé da mangueira. Sessões às 16h no Cinema do Museu.
O CinematograFinho: no segundo sábado do mês, exibe filmes que sejam interessantes para crianças e adultos juntos! No caso de filmes falados em outros idiomas, as legendas são especialmente trabalhadas para facilitar a leitura das crianças! Sessões às 15h no Cinema do Museu.
O CinematograFinho Matinê: exibe filmes propriamente infantis, sempre dublados em português. A ideia é promover um primeiro encontro das crianças com o cinema. Sessões nas manhãs de domingo, nas diferentes salas do Circuito.
O Cinematógrafo – Cine Cineasta: ciclos dedicados aos grandes nomes do cinema. Sessões acontecem nas manhãs de sábado e domingo e na quarta à noite.

Cinematógrafo CULT: dias noites de segunda-feira por mês, com filmes que encontraram um lugar especial na história do cinema, conquistando o estatus de cult. Podem ser filmes conhecidos ou obscuros, clássicos ou contemporâneos.

Clube da Comédia: o nome já diz! Acontece em duas noites quintas por mês.
História do Cinematógrafo:
O Cinematógrafo começou de forma artesanal em 2016, na Casa 149 e, desde 2018, firmou parceria com o Circuito Saladearte, passando a acontecer no Cinema do Museu. A iniciativa é dos curadores Camele Queiroz e Fabricio Ramos. A ideia é promover sessões que estabeleçam uma relação de confiança entre a curadoria e o público e, consequentemente, reinvente a relação do público com os filmes e com a experiência do cinema, tornando-a uma experiência significativa na vida, permanente e diversificada.
Mais detalhes:
O CINEMATÓGRAFO NA SALADEARTE – O Cinematógrafo na Saladearte é uma mostra de filmes mensal que acontece no Circuito Saladearte, em Salvador. O Cinematógrafo exibe filmes de temas, formas, gêneros e nacionalidades variados. A escolha dos filmes é apresentada pelos curadores a cada mês, buscando oferecer sempre uma surpresa ao público e incentivar uma relação de confiança entre o público e a curadoria, mostrando desde ciclos dedicados à filmografia de grandes nomes do cinema até filmes menos conhecidos que normalmente circulam apenas em circuitos alternativos. A ideia é tornar cada sessão um encontro em torno do cinema, para ver os filmes e conversar depois sobre os temas que cada filme evoca, desde assuntos propriamente de cinema até assuntos do mundo contemporâneo, ligados à arte, à política e à vida mesma.
O CINEMATOGRAFINHO – Novidade em Salvador: o CinematograFinho é uma mostra de filmes mensal que traz o universo da infância para crianças e adultos curtirem juntos o cinema nas tardes de sábado. A curadoria é também dos cineastas e pesquisadores Camele Queiroz e Fabricio Ramos. A mostra busca incentivar nas crianças uma relação mais duradoura e reflexiva com os filmes e com o cinema, ao mesmo tempo em que quer oferecer um programa interessante também para jovens e adultos, juntos!
Para isso, alguns cuidados e ações especiais são tomados, que vão desde a criteriosa escolha dos filmes, que devem trazer temas e formas que não se reduzam à estética infantil dominante, até a adaptação atenciosa das legendas, aumentando sua duração e modificando certas expressões para facilitar a leitura das crianças e favorecendo que elas experimentem sonoridades e ritmos próprios de cada língua, tendo contato com outras culturas de forma mais viva, sem sacrificar tanto a atenção às imagens.
O CinematograFinho acontece mensalmente, sempre numa tarde de sábado, na Saladearte — Cinema do Museu.
SOBRE OS CURADORES
Camele Queiroz e Fabricio Ramos são cineastas, documentaristas e pesquisadores. São fundadores da Ita Una Filmes – itaunafilmes.com.br – e realizaram juntos diversos filmes, entre os quais “Muros” (ver sobre) e o longa “Quarto Camarim” (ver sobre).
Além do Cinematógrafo e CinematograFinho, realizaram, entre outras ações, a mostra Cine Odé – Cinema no Terreiro, em Ilhéus; Coordenaram a Bahidoc – Arte Documento, plataforma apoiada pela FUNARTE e voltada para a difusão do audiovisual produzido na Bahia.
Fabricio é mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA, dedicado a temas relacionados a cinema e arte.
Realização: Ita Una Filmes Ltda.
Parceria: Circuito de Cinema Saladearte.
