O Cinematógrafo – Cine Cineasta, depois de apresentar em novembro a obra completa de Andrei Tarkovski, dedica o mês de dezembro ao diretor Billy Wilder
O diretor está entre os expoentes máximos do melhor cinema hollywoodiano, marcando uma era em que entretenimento e arte se complementam. Seus filmes valorizam a precisão dos diálogos e a inteligência narrativa e sua cumplicidade com atores e atrizes fizeram os momentos mais inesquecíveis de ícones do cinema como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe. Foi indicado ao Oscar 21 vezes e ganhou seis estatuetas, duas delas como diretor.
Entre 7 e 18 de dezembro, o ciclo promove sessões seguidas de conversas nas diferentes salas do Circuito Saladearte.
Na Saladearte – Cinema do Museu (Corredor da Vitória):
SÁBADO (7/12), 10h: “Crepúsculo dos Deuses” (1950), um cruel e verdadeiro retrato de Hollywood;
DOMINGO (8/12), 10h: “Quanto Mais Quente Melhor” (1959), para muitos a melhor comédia americana de todos os tempos.
Na Saladearte – Cinema da UFBA:
QUARTA (11/12), 19h20: “O Pecado Mora ao Lado” (1955), que consagrou Marilyn Monroe como carismática comediante;
QUARTA (18/12), 19h20: “Se Meu Apartamento Falasse” (1960), um dos seus filmes mais aclamados que revela um perfeito equilíbrio entre drama e comédia.
CINEMATÓGRAFO CINE CINEASTA
O Cine Cineasta é uma das diversas ações do Cinematógrafo, iniciativa independente que, em parceria com o Circuito de Cinema Saladearte em Salvador, promove encontros de cinema a partir de diferentes enfoques, propostas e temas, com sessões únicas seguidas de rodas de conversas. Os encontros são mensais! Acompanhe!