Nesta quarta, dia 26/julho, vamos ao nosso 145° Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte! O assunto, desta vez, é o filme egípcio “Tokyo Sonata” (2008), de Kiyoshi Kurosawa (que não tem parentesco com o Akira).
Inscreva seu email para receber os links especiais, os acessos às salas virtuais e participar das conversas! Confira a NOTA DOS CURADORES sobre o filme, mais abaixo.

Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.
NOTA DOS CURADORES
… as expectativas geradas, que se insinuam sólidas, simplesmente se desmancham no ar…

“Tokyo Sonata” (2008) começa como um drama familiar que, de início, aborda o impacto do desemprego que irrompe sobre uma família de classe média de Tokyo: Ryūhei e Megume, pai e mãe, e seus dois filhos, o jovem Takashi e o adolescente Kenji, menino cuja pregnância sutil nos envolve desde o começo. Mas um êxito maior do filme é o modo como as expectativas geradas, que se insinuam sólidas, simplesmente se desmancham no ar.
É que Kiyoshi Kurosawa é um cineasta reconhecido especialmente por seu terror sofisticado, embora sua filmografia ultrapasse as identificações de gênero e estilo cinematográficos, refletindo atmosferas e universos próprios e situando-se numa zona indiscernível, brumosa e singular, entre o mainstream e o “cinema de arte”, entre o absurdo e a reflexão existencial.
Dele, já conversamos, em nossos encontros virtuais, sobre “Charisma” (1999), filme estranho e alegórico (foi o assunto de nosso 112º Encontro Virtual). Que não se busque semelhanças entre este filme e “Tokyo Sonata”! Agora, estamos diante de um filme do cotidiano.
Mas o cotidiano, em crise, abre-se para possibilidades inesperadas e os acontecimentos, os que nos acometem e aqueles que provocamos, nos desafiam, nos movimentam, eventualmente, nos transformam, ainda que de um modo tão sutil e profundo, quanto a ironia, a crítica e a beleza de “Tokyo Sonata”.
– Por Mel e Fabricio, cineastas e curadores do Cinematógrafo.



nossos encontros virtuais são abertos e gratuitos.
Participe do nosso 145º Encontro Virtual Cinematógrafo e Saladearte! Os encontros virtuais são uma ação que viemos realizando desde o início da pandemia, mas que ganharam dinâmica própria e continuam, mesmo com a retomada das sessões presenciais. Os curadores Mel e Fabricio vão introduzir a conversa e depois abrir à participação do público. Venha compartilhar suas impressões conosco.
Inscreva seu email para receber os e-mails de nossos encontros, com links e infos. Os e-mails são entregues nos domingos e os encontros acontecem nas noites de quarta-feira, quinzenalmente. A participação é gratuita, aberta a contribuições voluntárias.
Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.
