154º Encontro Virtual Cinematógrafo: “Roda do Destino” e convidados especiais para o a conversa!
Contexto: Cinema como instância de pensamento e crítica através valorizando o princípio de Curadoria! Foi sempre essa a relação que a gente propõe no Cinematógrafo, ação cultural independente idealizada e conduzida pelos cineastas, curadores e pesquisadores Camele Queiroz e Fabricio Ramos. Começamos realizando sessões especiais presenciais em parceria com o Circuito Saladearte, em Salvador. As nossas sessões são sempre seguidas de roda de conversa, para trocarmos impressões sobre os temas que cada filme indicado evoca. Com a pandemia e o fechamento emergencial das salas de cinema, adaptamos os nossos encontros para o ambiente virtual. Os ENCONTROS VIRTUAIS ganharam dinâmica própria e agregam pessoas de fora de Salvador e mesmo de outros estados. Desde então, já realizamos 153 encontros virtuais até aqui e vamos prosseguindo, vários deles contando com convidados especiais. Alguns foram gravados e podem ser conferidos: clique aqui. É com essa experiência e proposta que convidamos, para o 154º Encontro Virtual, dois professores de Filosofia cujo trabalho se alinha à ideia central de abordar as questões da vida e da sociedade de uma perspectiva que valorize o pensamento e a crítica nos níveis social, cultural, político, estético e existencial. Em suma, de uma perspectiva, também, filosófica!
Baixe gratuitamente os volumes I e II do e-book “Cinematógrafo em tempos de pandemia”, feito pelo público do Cinematógrafo: clique aqui.
Nossos encontros, que são sempre abertos e gratuitos, são conduzidos pelos curadores do Cinematógrafo, os cineastas Camele Queiroz e Fabricio Ramos. Saiba como participar: aqui.
SOBRE O 154º ENCONTRO:


Não são poucos os filósofos que escreveram livros especialmente dedicados ao Cinema. Desde o início do século XX, quando o cinema passou a compor a paisagem do mundo e a habitar o imaginário das pessoas, a arte cinematográfica, sob diversas perspectivas e abordagens, se tornou assunto filosófico. De nossa parte, ao longo de todos esses encontros, não raro o pensamento filosófico sempre foi uma chave reflexiva para nos aproximarmos de aspectos vários dos filmes discutidos.
CONVIDADOS ESPECIAIS
Com vistas a isso, o nosso 154º Encontro Virtual Cinematógrafo contará com a presença de dois convidados especiais: Vitor Lima e Evelyn Lima! Ambos são professores de Filosofia e fundadores do Isto Não É Filosofia (INÉF), escola livre, idealizada em 2015, que busca promover o conhecimento filosófico de maneira acessível e presente na vida como um modo de pensamento em constante desenvolvimento.
O ponto de partida da conversa é o filme “Roda do Destino” (Wheel of Fortune and Fantasy, 2021), do diretor japonês Ryusuke Hamaguchi. O papo é mediado pelos curadores do Cinematógrafo, Camele Queiroz e Fabricio Ramos.
SOBRE O FILME
“Roda do Destino” (Wheel of Fortune and Fantasy, 2021), Ryusuke Hamaguchi.
O filme de nosso encontro é “Roda do Destino” (Wheel of Fortune and Fantasy, 2021), do diretor japonês Ryusuke Hamaguchi (o mesmo de “Drive My Car”, também de 2021). Um filme que não é sobre filosofia, mas é evocativo de questões caras ao pensamento filosófico: ética, amor, autoconhecimento, acaso e destino, o impacto das escolhas e suas consequências na existência social e individual.
“Roda do Destino” reúne três “contos” narrativamente distintos e independentes. As paixões e impulsos humanos, as representações do eu no mundo e o teatro das relações humanas são temas que, de algum modo, atravessam as três diferentes narrativas, conferindo-lhes uma secreta unidade e uma sensível fluidez ao filme.
Ryusuke Hamaguchi, que tem 45 anos, já conquistou um Oscar por “Drive my Car” e vários prêmios em importantes Festivais, como Cannes e Berlim. É um cineasta que vem afirmando uma filmografia marcada por uma rara combinação de rigor formal e fluidez narrativa, a valorização dos diálogos na narrativa e a temática dos encontros e da complexidade das relações humanas.
Por Camele e Fabricio.



📌 nossos encontros virtuais são abertos e gratuitos.
Participe do nosso 153º Encontro Virtual Cinematógrafo! Os encontros virtuais são uma ação que viemos realizando desde o início da pandemia, mas que ganharam dinâmica própria e continuam, mesmo com a retomada das sessões presenciais. Os curadores Mel e Fabricio vão introduzir a conversa e depois abrir à participação do público. Venha compartilhar suas impressões conosco.
Inscreva seu email para receber os e-mails de nossos encontros, com links e infos. Os e-mails são entregues nos domingos e os encontros acontecem nas noites de quarta-feira, mensalmente. A participação é gratuita, aberta a contribuições voluntárias.
Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.
