Nesta quarta, 29 de maio de 2024, vamos ao nosso 156° Encontro Virtual Cinematógrafo. O assunto, desta vez, é o filme “Candelaria” (2018), do diretor colombiano Jhonny Hendrix Hinestroza.

Inscreva seu email para receber os links especiais, os acessos às salas virtuais e participar das conversas! Confira a NOTA DOS CURADORES sobre o filme, mais abaixo.

Os filmes indicados são assistidos com antecedência e são temas de nossas conversas! Para participar e receber por email os links especiais e as infos de nossos encontros virtuais, cadastre-se! OS EMAILS são entregues no domingo anterior ao encontro.
Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.

📒 NOTA DOS CURADORES

… belo filme sobre amor na maturidade, cumplicidade, ternura e desejo.

Dois grandes nomes da dramaturgia cubana, Veronica Lynn e Alden Knight, ambos nascidos na década de 1930, se encontram nesse belo filme sobre amor na maturidade, cumplicidade, ternura e desejo. Ela é Candelaria, ou Cande. Ele é Victor Hugo. O casal vive na Havana de 1990, sob a grave crise econômica que abalou Cuba no chamado “período especial” que começa em 1989, resultante da dissolução da URSS e da debacle do bloco comunista europeu.

Cande e Victor Hugo são simples operários. Ele incrementa a renda traficando charutos furtados na fábrica em que trabalha. Ela é cantora e trabalha na lavanderia de um hotel. Um dia, Cande encontra uma câmera de vídeo perdida em meio dos lençóis sujos e, furtivamente, leva o aparelho para casa. A câmera muda a rotina do casal, que passa a gravar sua intimidade cotidiana. Quando a câmera é roubada e as imagens caem nas mãos de um contrabandista, Cande e Victor Hugo descobrem um meio inesperado de fazer dinheiro.

O pano de fundo é a crise econômica do período especial, que torna muito difícil a vida dos habitantes da ilha sob o embargo americano e sem o suporte da antiga URSS. Alguns jovens sonham em escapar para os EUA, decididos a se arriscarem em precárias balsas. Outros praticam contravenções e furtos para sobreviver. Cande e Victor, com as filmagens caseiras, parecem redescobrir uma renovada alegria de viver, mas precisam encarar de frente as incertezas da vida.

O jovem diretor colombiano, Jhonny Hendrix Hinestroza, disse que “todas as ideias que sempre quis contar áudiavisualmente surgiram de alguma experiência vivida”. Com “Candelaria”, co-produção que reúne países Colômbia, Cuba, Argentina, Alemanha e Noruega, acaba narrando, com ternura e boa música, a experiência de alegrias e tristezas da gente simples da América Latina. Um filme que surpreende e encanta, como a luz tênue de uma vela que se consome ao iluminar as belezas e tragédias da vida.

– Por Mel e Fabricio, cineastas e curadores do Cinematógrafo.


📌 nossos encontros virtuais são abertos e gratuitos.

Participe do nosso 156º Encontro Virtual Cinematógrafo! Os encontros virtuais são uma ação que viemos realizando desde o início da pandemia, mas que ganharam dinâmica própria e continuam, mesmo com a retomada das sessões presenciais. Os curadores Mel e Fabricio vão introduzir a conversa e depois abrir à participação do público. Venha compartilhar suas impressões conosco.

Inscreva seu email para receber os e-mails de nossos encontros, com links e infos. Os e-mails são entregues nos domingos e os encontros acontecem nas noites de quarta-feira, mensalmente. A participação é gratuita, aberta a contribuições voluntárias.

Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.

Deixe um comentário