Nesta quarta, dia 28/ago, vamos ao nosso 159° Encontro Virtual Cinematógrafo! O assunto, desta vez, é o filme ““Qué Tan Lejos” (2006), da cineasta equatoriana Tania Hermida.
Inscreva seu email para receber os links especiais, os acessos às salas virtuais e participar das conversas! Confira a NOTA DOS CURADORES sobre o filme, mais abaixo.

Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.
NOTA DOS CURADORES
(…) uma experiência singela de autodescoberta e amizade. – POR Mel e Fabricio

O primeiro filme da diretora equatoriana Tania Hermida (1968) é um clássico roadie movie, de roteiro simples e envolvente, passeia por um Equador em crise, tendo como principal temática o impacto da própria viagem na experiência sensível de suas protagonistas.
A espanhola Esperanza (Tania Martínez) e a equatoriana Tristeza(Cecilia Vallejo) se encontram casualmente em uma viagem de ônibus, que atravessará o interior do Equador rumo à cidade de Cuenca. A viagem se complica por conta de uma greve que bloqueia as estradas e uma série de acontecimentos muda o destino das duas mulheres.
Esperanza e Tristeza (o sentido de seus nomes confluem no filme como os destinos das próprias personagens) encontram Jesús, personagem singular que se junta a elas na tentativa de transpor os bloqueios na estrada. A viagem daquele pequeno grupo reflete a própria vida, suas contingências e coincidências, tornando-se uma experiência singela de autodescoberta e amizade.
Considerado um fenômeno de bilheteria no Equador, “Qué tan lejos” recebeu diversos prêmios internacionais. Enquanto acompanhamos as peripécias de Esperanza e Tristeza, conhecemos um poquito más de um Equador cotidiano que não se mostra aos turistas, um país estranho e familiar, que parece não querer se revelar, mas está sempre presente.
– Por Mel e Fabricio, cineastas e curadores do Cinematógrafo.



nossos encontros virtuais são abertos e gratuitos.
Participe do nosso 159º Encontro Virtual Cinematógrafo! Os encontros virtuais são uma ação que viemos realizando desde o início da pandemia, mas que ganharam dinâmica própria e continuam, mesmo com a retomada das sessões presenciais. Os curadores Mel e Fabricio vão introduzir a conversa e depois abrir à participação do público. Venha compartilhar suas impressões conosco.
Isncreva seu email para receber os e-mails de nossos encontros, com links e infos. Os e-mails são entregues nos domingos e os encontros acontecem nas noites de quarta-feira, quinzenalmente. A participação é gratuita, aberta a contribuições voluntárias.
Dúvidas? Entre em CONTATO conosco.
