E.T. – O Extraterrestre, filme que emocionou toda uma geração, poderá ser visto – para muitos, pela primeira vez! – na telona do cinema!

Captura de Tela 2019-02-24 às 19.18.09

O Cinematógrafo de março (o finho e o fão) é dedicado a um dos maiores diretores de todos os tempos: Steven Spielberg!

E.T. – O Extraterrestre, de 1982, uma das obras-primas do diretor, conta uma história atemporal e emocionante. O filme marca a volta do diretor à ficção científica depois do elogiado Contatos Imediatos do Terceiro Grau, de 1977, filme que passa no Cinematografão, dia 30 de março. Se em Contatos seu foco foi no mundo dos adultos descobrindo vida fora da Terra, E.T. traz a visão das crianças sobre o mesmo fenômeno.

E.T. conta a história de um simpático extraterrestre perdido na Terra que é ajudado por Elliott (Henry Thomas) e seus irmãos Michael (Robert MacNaughton) e Gertie (Drew Barrymore). Além da história de um inusitado encontro e da agitada aventura que as crianças vivem ao ajudar o novo amigo que veio de tão longe, o filme é um drama sobre ser criança em meio ao divórcio de seus pais e uma alegoria sobre o sentimento da solidão na vida das crianças e como ele é enfrentado, seja pela fantasia, seja pela amizade com seres tão diferentes.

Captura de Tela 2019-02-24 às 19.16.59

O diretor Steven Spielberg classifica E.T, considerando esse aspecto dramático do filme, como uma espécie de autobiografia, inspirada, de certa forma, em sua experiência em relação aos seus próprios pais. Toda a história transcorre sob o ponto de vista do menino Elliot, que sofre por não ter um pai presente e deixa isso claro desde o início com a sua malcriação diante da mãe. Em meio às aventuras que deslumbram por sua sensibilidade e apuro técnico, Spielberg nunca perde de vista esse sentimento de Elliot.

Em seu tom de fábula e aventura, E.T., portanto, trata dos dramas da infância e da amizade com um ser adoravelmente feio e cativante, que precisa de ajuda para voltar para casa! Vale destacar a inesquecível trilha sonora que arrebata os espectadores e torna E.T., em seu conjunto, um dos filmes mais memoráveis de todos os tempos, que toca os corações de adultos e crianças, juntos!

A versão apresentada é legendada em português, com áudio original.

g4236A sessão de E.T. – O Extraterestre no CinematograFinho acontece no dia 16/3 (sábado), às 15h, na Saladearte – Cinema do Museu. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente.

O CINEMATOGRAFINHO

O CinematograFinho acontece mensalmente, no segundo sábado do mês, na Saladearte — Cinema do Museu, trazendo filmes de diversas procedências, temas e  formas que sejam interessantes tanto para crianças quanto para adultos, juntos!

O CinematograFinho é uma mostra de filmes mensal que traz o universo da infância para crianças e adultos curtirem juntos o cinema nas tardes de sábado. A curadoria é dos cineastas e pesquisadores Camele Queiroz e Fabricio Ramos. A mostra busca incentivar nas crianças uma relação mais duradoura e reflexiva com os filmes e com o cinema, ao mesmo tempo em que quer oferecer um programa interessante também para jovens e adultos, juntos! g6057Para isso, alguns cuidados e ações especiais são tomados, que vão desde a criteriosa escolha dos filmes, que devem trazer temas e formas que não se reduzam à estética infantil dominante, até a adaptação atenciosa das legendas, aumentando sua duração e modificando certas expressões para facilitar a leitura das crianças e favorecendo que elas experimentem sonoridades e ritmos próprios de cada língua, tendo contato com outras culturas de forma mais viva, sem sacrificar tanto a atenção às imagens.

3 comentários em “CinematograFinho de março apresenta “E.T – O Extraterrestre” (sábado, dia 16)

  1. Republicou isso em BAHIADOCe comentado:

    # Salvador:

    Em março (sáb, 16), “E.T. – O Extraterrestre”, filme que emocionou toda uma geração, poderá ser visto – para muitos, pela primeira vez! – na telona do cinema!

    Em seu tom de fábula e aventura, E.T. trata dos dramas da infância e da amizade com um ser adoravelmente feio e cativante, que precisa de ajuda para voltar para casa! Vale destacar a inesquecível trilha sonora que arrebata os espectadores e torna E.T., em seu conjunto, um dos filmes mais memoráveis de todos os tempos, que toca os corações de adultos e crianças, juntos!

    A versão apresentada é legendada em português, com áudio original.

    A sessão de E.T. – O Extraterestre no CinematograFinho acontece no dia 16/3 (sábado), às 15h, na Saladearte – Cinema do Museu. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente em qualquer sala do Circuito Saladearte.

    Curtir

    1. Oi Solange! Os ingressos já podem ser comprados antecipadamente em qualquer sala do Circuito Saladearte: no Museu (Corredor da Vitória); na UFBA (Canela); e no Paseo (Itaigara). A sessão será no Cinema do Museu, às 15h, no Museu Geológico (Corredor da Vitória).

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s