O CinematograFinho de abril (dia 13, às 15h) apresenta o clássico “O Jardim Secreto” (1993). A versão que será apresentada é legendada, com as legendas especialmente trabalhadas para facilitar a leitura das crianças!

Captura de Tela 2019-04-05 às 09.48.14

Sem precisar recorrer a efeitos visuais e sonoros excessivos, O Jardim Secreto, dirigido por Agnieszka Holland e com roteiro de Caroline Thompson (baseado no livro homônimo de Frances Hodgson Burnett), encanta por sua simplicidade: a sua narrativa pode ser vista como metáfora sobre a vida e suas dificuldades, mas também como uma história que ensina como a beleza e um ambiente acolhedor podem ser transmitidos através de cores chamativas, um jardim florido, uma trilha sonora tocante, e personagens encantadores.

SINOPSE do sítio Adoro Cinema:

No início do século XX, Mary Lennox (Kate Maberly) vivia na Índia com seus pais, que não lhe davam muita atenção. Porém um estouro de elefantes os mata e, seis meses depois, Mary desembarca em Liverpool, na Inglaterra, para viver com Lorde Craven (John Lynch), seu tio, na mansão Misselthwaite, uma construção feita de pedra, madeira e metal na qual existem segredos e antigas feridas. A mansão é administrada pela Sra. Medlock (Maggie Smith), uma rigorosa e fria governanta. Lorde Craven perdeu a mulher há dez anos e nunca mais conseguiu superar a tragédia.

Para piorar, Colin Craven (Heydon Prowse), seu filho, também sobre de extrema apatia, sempre recolhido no seu quarto. Mais uma vez negligenciada, Mary passa a explorar a propriedade e descobre um jardim abandonado. Entusiasmada com a descoberta, Mary decide restaurar o lugar com a ajuda do filho de um dos serviçais da casa, conquistando assim a atenção do primo doente. Juntos, eles desafiam as regras da casa e o velho jardim se transforma em um lugar mágico, cheio de flores, surpresas e alegria. O jardim secreto é um lugar fantástico onde não existe tristeza e arrependimento, um lugar onde a força da amizade pode trazer de volta a beleza da vida.

A simplicidade de O Jardim Secreto contribui para tornar o filme uma das experiências mais fascinantes do cinema, imperdível para pessoas de qualquer idade!

Vamos a mais esse encontro no CinematograFinho, no dia 13 de abri, às 15h, na Saladearte – Cinema do Museu.

O CINEMATOGRAFINHO

O CinematograFinho acontece mensalmente, no segundo sábado do mês, na Saladearte — Cinema do Museu, trazendo filmes de diversas procedências, temas e  formas que sejam interessantes tanto para crianças quanto para adultos, juntos!

O CinematograFinho é uma mostra de filmes mensal que traz o universo da infância para crianças e adultos curtirem juntos o cinema nas tardes de sábado. A curadoria é dos cineastas e pesquisadores Camele Queiroz e Fabricio Ramos. A mostra busca incentivar nas crianças uma relação mais duradoura e reflexiva com os filmes e com o cinema, ao mesmo tempo em que quer oferecer um programa interessante também para jovens e adultos, juntos! g6057Para isso, alguns cuidados e ações especiais são tomados, que vão desde a criteriosa escolha dos filmes, que devem trazer temas e formas que não se reduzam à estética infantil dominante, até a adaptação atenciosa das legendas, aumentando sua duração e modificando certas expressões para facilitar a leitura das crianças e favorecendo que elas experimentem sonoridades e ritmos próprios de cada língua, tendo contato com outras culturas de forma mais viva, sem sacrificar tanto a atenção às imagens.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s