Neste mês de abril, o Cinematógrafo na Saladearte inaugura dois novos encontros mensais:
– o CinematograFinho Matinê: nas manhãs de domingo, filmes infantis dublados, numa parceria curatorial com o jornalista e cineasta Fabrício Lima. “O Conto da Princesa Kaguya”, de Isao Takahata, é o filme do mês.
– o CineCineasta: fins de semana dedicados às obras de grandes nomes do cinema, numa parceria curatoria entre nós do Cinematógrafo e Carlos Araujo, jornalista e especialista com experiência curatorial em mostras e festivais de São Paulo. O primeiro fim de semana trará um olhar sobre dois filmes de Luchino Visconti: no sábado, o belíssimo “Rocco e Seus Irmãos”, e no domingo, “Violência e Paixão”, seguindo a proposta de mostrar um filme consagrado e outro menos conhecido de cada cineasta. Será na Saladearte – Cinema da UFBA.
Além das novas ações mensais, o Cinematógrafo exibirá “Alien, o Oitavo passageiro”, de Ridley Scott, numa sessão extraordinária comemorativa dos 40 anos do filme.
Continuam o CinematograFinho, no segundo sábado do mês, que exibe “O Jardim Secreto”, em versão legendada, para crianças e adultos assistirem juntos.
E o Cinematógrafo, no último sábado do mês, que exibe filmes que ensejem conversas sobre temas contemporâneos. Desta vez, mais um filme brasileiro: “Compasso de Espera”, de Antunes Filho e com Zózimo Bulbul, um manifesto dramático sobre o racismo brasileiro. Lembrando que, no Cinematógrafo, os ingressos são vendidos no valor único de meia para todo mundo.