g6931

O ciclo de agosto do Cine Cineasta é dedicado a Akira Kurosawa e traz cinco filmes do mestre japonês, três deles da década de 1950, época em que o diretor consolida seu reconhecimento mundial com filmes que se tornaram clássicos atemporais. Kurosawa realizou 30 filmes ao longo de mais de meio século de carreira e, em 1990, foi agraciado com o Oscar pelo conjunto de sua obra.

A primeira sessão do ciclo será, excepcionalmente, no Cinema do Museu, começando na manhã de sábado (17) com “Rashomon”, de 1950, filme em preto e branco que ganhou o Oscar de Filme Estrangeiro e, com isso, abriu o caminho de Kurosawa. No domingo, no Cinema da UFBA, a obra-prima em cores “Ran”, de 1985, filme inspirado na tragédia “Rei Lear”, de William Shakespeare. Nas quartas, dois filmes poéticos de enternecer o coração, no Cinema da UFBA. E no encerramento do ciclo, no Cine Mam, o Grande épico.

Então a Programação é:

Rashomon” (1950): sábado, dia 17/8, às 10h, no Cinema do Museu;

Ran” (1985): domingo, dia 18/8, às 10h, no Cinema da UFBA;

Viver” (1952): quarta, dia 21/8, às 19h20, no Cinema da UFBA;

Dersu Uzala” (1975): quarta, dia 28/8, às 19h20, no Cinema da UFBA;

Os Sete Samurais” (1954): domingo, dia 1/9, às 10h, no Cine Mam.

O Cinematógrafo Cine Cineasta:

O Cinematógrafo Cine Cineasta: A cada mês apresentamos um ciclo com um grupo de filmes de um grande nome do cinema. No início de cada sessão, os filmes apresentados são comentados introdutoriamente pelos curadores e, depois das sessões, tem roda de conversa.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s