Com o tema “Juventude em marcha: entre a presença e a imagem”, a sessão exibe e debate o filme “Millennium Mambo”(2001), do cineasta taiwanês Hou Hsiao-Hsien, e conta com a presença do professor Clímaco Dias, da UFBA, como convidado especial. Será no dia 23/11 (sábado), 16h, no Cine MAM.

Captura de Tela 2019-11-18 às 10.21.44

O Cinematógrafo em Foco é uma das ações da iniciativa Cinematógrafo, dos cineastas e curadores Camele Queiroz e Fabricio Ramos, que promove em Salvador uma série de encontros mensais de cinema para todas as idades, em parceria com o Circuito de Cinema Saladearte. O “Em Foco”, que chega ao seu quarto mês, valoriza o cinema como instância de pensamento e crítica e já discutiu, a partir de diferentes filmes, temas como arte, conflitos contemporâneos, a questão indígena no Brasil atual e, agora, juventude e imagem.

Neste mês, a ação exibe “Millennium Mambo” (2001), do celebrado cineasta taiwanês de Hou Hsiao-Hsien. A sessão do sábado (23) contará com a presença de Clímaco Dias, professor do Departamento de Geografia da UFBA, que – como convidado especial – vai introduzir a conversa depois da sessão.

Na delicada trama de “Millennium Mambo”, a jovem Vicky estava dividida entre dois homens: um a sufocava e a explorava, enquanto o outro era completamente indiferente; nem muito amável, nem muito distante. Essa é a história de Vicky e sua errância na “night” tecno de Taipei; a história de seu cheiro, sua cor, seu brilho e seus gestos.

Se no impressionante “Adeus ao Sul”, de 1996, Hou Hsiao-Hsien traduz todo um universo de sensações e dramas corporificado em imagem e luz, em “Millennium Mambo” o diretor, à plástica da imagem, soma o ritmo inebriante e a temporalidade evanescente, fugidia, condensando um presente contínuo sensorial que carrega o drama de Vicky e a sua profusão interior de afetos, de torpor e intensidade.

Para os curadores, o que vislumbramos como culturas jovens contemporâneas protagonizam uma intensa produção de natureza imagética e se mostram vocacionadas para ensaiar modos de vida móveis e lúdicos, vividos como práticas do espaço e do corpo no imediatismo e na efemeridade. Em “Millennium Mambo”, diz Fabricio Ramos, “Hou Hsiao-hsien cria e desfaz imagens que remetem a um jogo de memórias fragmentadas, jogo constitutivo de um modo próprio de estruturação do tempo narrativo, da apreensão do espaço e do imaginário juvenil”.

Privilegiando o aspecto temático e cultural do filme, esta sessão do Cinematógrafo Em Foco promove, segundo a curadora Camele Queiroz, “um encontro para pensar sobre presença e imagem nas ritualidades juvenis atuais, sem deixar de observar na obra o regime expressivo sensorial de iluminâncias, cores e gestos, em suma, de “imagens” que procuram explorar o mundo sensível e traduzir a presença efêmera de uma juventude que transita e existe numa realidade sempre provisória, fugidia e intensa”.

INGRESSOS E INCENTIVOS

Como meio de incentivo à participação de estudantes, professores e toda a comunidade das redes públicas de ensino, o Cinematógrafo em Foco e o Circuito Saladearte proporcionam um preço de ingresso diferenciado: toda a comunidade das Universidades Públicas Federais e Estaduais podem adquirir ingressos por um preço abaixo do valor de meia entrada (no caso, o ingresso sai por R$ 9,00), enquanto para alunos secundaristas da rede pública os ingressos custam R$ 6,00. “Para uma iniciativa que não conta com patrocínios de nenhuma natureza”, diz Fabricio Ramos, “a parceria do Circuito Saladearte com o Cinematógrafo tem sido de vital importância para viabilizar a realização de nossas ações”.

FOLHA DA SESSÃO

A cada sessão, os curadores distribuem a Folha da Sessão, um souvenir que reúne informações gerais sobre o filme e comentários da própria curadoria. Abaixo, a Folha de “Millennium Mambo”:

folha 300dpi

“Millennium Mambo” tem sessão única no dia 23 de novembro, às 16h, na Saladearte Cine MAM (no Museu de Arte Moderna, situado na Av. Contorno). A programação mensal completa das ações Cinematógrafo pode ser conferida no site da iniciativa e nas redes sociais do projeto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s