O CinematograFinho, que realiza sessões mensais na Saladearte – Cinema do Museu, fará uma itinerância exibindo filmes em escolas da rede pública.

Captura de Tela 2019-12-17 às 13.12.38
No centro, os idealizadores e curadores do Cinematógrafo e “finho”, Camele e Fabricio

O CinematograFinho vai realizar, em 2020, a sua primeira itinerância, realizando sessões em escolas da rede pública em Salvador e em Feira de Santana! O Projeto da itinerância tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, através de Edital Público da SECULT – Secretaria de Cultura, realizado este ano.

Criada pelos cineastas e curadores Camele Queiroz e Fabricio Ramos, a iniciativa – que é parte das ações Cinematógrafo – acontece em parceria com o Circuito de Cinema Saladearte em Salvador e com a Escola Via Magia, promovendo sessões mensais no Cinema do Museu.

A itinerância do CinematograFinho mantém a mesma proposta central: vai exibir filmes especialmente selecionados, que possam estimular e oferecer às crianças e professores uma experiência de aprendizado sensível e cultural através do cinema. A ideia que, uma vez em contato com filmes atraentes, sensíveis e que fazem pensar, o cinema – enquanto arte e manifestação cultural – passe a fazer parte da vida as crianças!

As sessões no Cinema do Museu são sempre seguidas de conversas com as crianças e com os adultos, juntos! Nas escolas, o projeto contará com a colaboração de Rô Reyes, da Casa Via Magia, como coordenadora pedagógica, e as conversas após as sessões serão conduzidas por professores das escolas em conjunto com Reyes e com os curadores do CinematograFinho.

Captura de Tela 2019-07-15 às 11.10.58
Mesa gigante do CinematograFinho para as crianças desenharem enquanto conversam
45261575_525409514591856_442077071062073344_o
Plateia de sessão do CinematograFinho na Saladearte – Cinema do Museu

Qual a importância do cinema para a vida e o aprendizado das crianças? Num mundo em que as nossas vidas são cada vez mais mediadas por imagens à palma da mão, ainda há espaço para a imersão num espaço coletivo para apreciar uma história?

O CinematograFinho tem respondido a essas questões há um ano e meio, desde que o projeto começou em agosto de 2018, na Saladearte, com sessões no Cinema do Museu e, eventualmente, em outras salas do Circuito Saladearte, como Cine Daten, no Paseo Itaigara e Cine Mam.

Os filmes, criteriosamente selecionados pelos curadores, são protagonizados por crianças e valorizam a sensibilidade infantil, mas as temáticas trazem questões e reflexões também para jovens e adultos. Trata-se de um programa comum para qualquer idade!

Em breve traremos mais informações sobre o CinematograFinho Itinerante nas escolas da rede pública.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s