O CinematograFinho, que realiza sessões mensais na Saladearte – Cinema do Museu, fará uma itinerância exibindo filmes em escolas da rede pública.

O CinematograFinho vai realizar, em 2020, a sua primeira itinerância, realizando sessões em escolas da rede pública em Salvador e em Feira de Santana! O Projeto da itinerância tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, através de Edital Público da SECULT – Secretaria de Cultura, realizado este ano.
Criada pelos cineastas e curadores Camele Queiroz e Fabricio Ramos, a iniciativa – que é parte das ações Cinematógrafo – acontece em parceria com o Circuito de Cinema Saladearte em Salvador e com a Escola Via Magia, promovendo sessões mensais no Cinema do Museu.
A itinerância do CinematograFinho mantém a mesma proposta central: vai exibir filmes especialmente selecionados, que possam estimular e oferecer às crianças e professores uma experiência de aprendizado sensível e cultural através do cinema. A ideia que, uma vez em contato com filmes atraentes, sensíveis e que fazem pensar, o cinema – enquanto arte e manifestação cultural – passe a fazer parte da vida as crianças!
As sessões no Cinema do Museu são sempre seguidas de conversas com as crianças e com os adultos, juntos! Nas escolas, o projeto contará com a colaboração de Rô Reyes, da Casa Via Magia, como coordenadora pedagógica, e as conversas após as sessões serão conduzidas por professores das escolas em conjunto com Reyes e com os curadores do CinematograFinho.


Qual a importância do cinema para a vida e o aprendizado das crianças? Num mundo em que as nossas vidas são cada vez mais mediadas por imagens à palma da mão, ainda há espaço para a imersão num espaço coletivo para apreciar uma história?
O CinematograFinho tem respondido a essas questões há um ano e meio, desde que o projeto começou em agosto de 2018, na Saladearte, com sessões no Cinema do Museu e, eventualmente, em outras salas do Circuito Saladearte, como Cine Daten, no Paseo Itaigara e Cine Mam.
Os filmes, criteriosamente selecionados pelos curadores, são protagonizados por crianças e valorizam a sensibilidade infantil, mas as temáticas trazem questões e reflexões também para jovens e adultos. Trata-se de um programa comum para qualquer idade!
Em breve traremos mais informações sobre o CinematograFinho Itinerante nas escolas da rede pública.