O Cine Cineasta começa o ano com a mostra dedicada a Éric Rohmer.

Captura de Tela 2020-01-02 às 11.10.29

O primeiro nome do Cine Cineasta deste ano é Éric Rohmer.

O diretor morreu em 11 de janeiro de 2010, e é no dia 11 de janeiro (sáb), exatamente dez anos depois de sua morte, que iniciaremos o ciclo do Cine Cineasta dedicado ao autor, exibindo “O Joelho De Claire” (1970), às 10h, na Saladearte da Ufba.

No dia 12 (domingo), 10h, no Cinema do Museu (na Vitória), vamos ver “A Colecionadora” (1967). E teremos ainda as Sessões das noites de Quarta, na Saladearte da Ufba (19h20), com “Minha Noite com Ela” (1969), no dia 15, e “O Raio Verde” (1986), no dia 22.

Éric Rohmer é autor de uma obra vista como um grande momento do cinema do fim do século 20 e início do 21, importante nome da Nouvelle Vague francesa e influente editor do célebre Cahiers du Cinéma.

Seus filmes revelam, entre outras coisas, os sentidos complexos e instáveis do amor e valorizam as “pequenas” histórias, os sentimentos e pensamentos que emergem das situações cotidianas. Um autor, no sentido pleno do termo, cujo cinema valoriza a leveza ao mesmo tempo em que expressa uma maneira muito própria de contar, sem concessões, como se diz.

Tido por alguns como um temperamento literário perdido no Cinema, em seus filmes se fala, se verbaliza, e neles não se busca encantar somente pela beleza gratuita das imagens.

Vamos passear pelas histórias simples (mas repletas de camadas), vividas por pessoas comuns, suas escolhas, acasos e amores, paixões e desencantos, suas vidas, contadas de uma forma que só o cinema poderia. O cinema único de Rohmer.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s