Novembro: Vamos reacender as luzes da sala escura na Saladearte Cine Mam! Na retomada do Cine Cineasta, em vez de um nome, vamos fazer um breve “tour” por um dos movimentos mais importantes da história do cinema!

Neste mês de novembro (dias 6 e 7; e 14 e 15), vamos fazer um breve tour! Quatro filmes, quatro diretores da Nouvelle Vague: Truffaut, Rohmer, Chabrol e Godard.

Encontros. Movimentos. Um movimento convergente que traduzia transformações na linguagem e uma interrogação sobre o cinema através dos meios do cinema. Os filmes associados à Nouvelle Vague implicavam em uma redistribuição dos territórios e hierarquias da arte e do cinema.

A nouvelle vague emerge a partir do neorrealismo italiano, sacudindo a relação entre realidade e imaginário que exprime a passagem de um regime a outro de imagens do cinema, que o neo-realismo dá início como crise. Quanto aos filmes feitos pelos principais cineastas da Nouvelle Vague – Trouffaut, Godard, Rohmer, Rivette, além de Varda, Resnais e Marker – eles expressariam, no que pese suas heterogeneidades, a própria modernidade do cinema.

SALADEARTE – CINE MAM

As quatro sessões acontecerão no Cine MAM, nas manhãs de sábado e domingo, às 10h. O Cine MAM se localiza no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM/BA, na Av. Contorno (Solar do Unhão). Lá tem estacionamento e o Café da Saladearte, a céu aberto!

PROGRAMACÃO
Novembro – Tour Nouvelle Vague

▪️JULES E JIM (1962) – François Truffaut
6/11 (sáb), 10h, Saladearte Cine Mam

▪️O SIGNO DO LEÃO (1959) – Éric Rohmer
7/11 (dom), 10h, Saladearte Cine Mam

▪️ENTRE AMIGAS (1960) – Claude Chabrol
13/11 (sáb), 10h, Saladearte Cine Mam

▪️O DEMÔNIO DAS ONZE HORAS (1965) – Jean-Luc Godard
14/11 (dom), 10h, Saladearte CIne Mam

📌 OBS:
Nessa retomada, vamos seguir protocolos especiais. Além do uso de máscaras, recomendamos que não se consuma alimentos durante as sessões. Parte das poltronas estará bloqueada, o que limitará a ocupação da sala para cerca de 50% de sua capacidade.

De início, não realizaremos a tradicional roda de conversa depois das sessões presenciais. As pessoas, após as sessões, terão o café a céu aberto e o espaço do MAM para passeios, sem necessidade de ajuntamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s