Começa na manhã deste sábado (12) o ciclo Sergio Leone do Cine Cineasta, ação do Cinematógrafo dedicada a mostras de grandes nomes do cinema: a cada mês, um cineasta diferente. Sessões únicas, sempre nas manhãs de sábado e domingo (dias 12 e 23, e 19 e 20).

Leone e Eastwood


Emergindo dos spaghetti westerns, Sergio Leone (Roma, 3 de janeiro de 1929 — Roma, 30 de abril de 1989) renovou o gênero do cinema faroeste, pouco depois de iniciar a carreira no cinema como assistente de direção de diretores como Vittorio De Sica e Luigi Comencini.

Leone apareceu para o mundo com “Por Um Punhado de Dólares” (1964), filme lançado na Itália em 1964 e foi o primeiro papel principal de Clint Eastwood no cinema. É o primeiro filme da trilogia de Leone conhecida como “A trilogia dos Dólares” ou “Trilogia do Homem sem Nome”. Vem daí também a célebre parceria com o grande maestro Ennio Morricone.

Em seguida, vieram “Por uns Dólares a Mais” (1965) e “Três Homens em Conflito” (1966), completando a Trilogia dos Dólares, também conhecida como “A trilogia do Homem sem nome”, umas das mais célebres da história do cinema. O Grande Clássico “Era uma Vez no Oeste” (1968), é considerado uma de suas obras-primas e sintetiza o estilo de Leone, com a música participante de Ennio Morricone, os close-up marcantes e uma estrutura operística cuja narrativa subverte e renova o gênero do faroeste, inclsuive na abordagem moral das histórias. O clássico traz Henry Fonda, Charles Bronson e Claudia Cardinale no elenco. EM 1984, Leone lança “Era Uma Vez na América”, um grande épico sobre as máfias judaicas em Nova York do início do século, com Robert De Niro e James Woods. Esta é outra obra-prima de um dos cineastas mais cultuados do século XX, admirado por nomes como Scorsese e Tarantino.

PROGRAMAÇÃO

Começamos apresnetando a Trilogia dos Dólares e finalizamos com o épico “Era Uma Vez no Oeste”. Sessões nas manhãs de dois fins de semana (sáb e dom), no Cine MAM, começando no dia 12/3 (sábado):

No Cine MAM: 

“Por Um Punhado de Dólares” (1964): dia 12 (sáb), 10h.

“Por Uns Dólares a mais” (1965): dia 13 (dom), 10h.

“Três Homens em Conflito” (1966): dia 19 (sáb), 10h. 

“Era Uma Vez no Oeste” (1968): dia 20 (dom), 10h.

Programe-se! E vamos ao cinema!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s