“Waking Life”, de Richard Linklater, passa nos dias 14 e 28 de novembro, no Paseo. O CULT é a ação do Cinematógrafo dedicado aos filmes excêntricos e cults. As sessões acontecem no Cine Daten Paseo, sempre à noite, em duas segundas-feiras. A cada mês, um filme diferente.

📒 NOTA DOS CURADORES

Metamorfoses da realidade? – Por mel e fabricio.



Waking Life (2001), de Richard Linklater, é um filme sobre o limite tênue entre o estado de sonho e o livre fluxo de pensamento racional, em tensão com o misterioso impulso da transcendência. O protagonista, sem nome, creditado como “Personagem Principal” e interpretado por Wiley Wiggins, sonha que desperta, vivencia encontros intrigantes e mantém, durante o filme inteiro, conversas inteligentes sobre todos os temas ligados a questões existenciais.

Waking Life” é filosófico e divertido ao mesmo tempo. Linklater é um diretor que gosta de ouvir as pessoas falarem. Na sua famosa “Trilogia do Antes” (“Antes do Amanhecer”; “Antes do Pôr do Sol”… ), ele seguiu Julie Delpy e Ethan Hawke por por Viena e Paris, e os personagens dão as caras em Waking Life… sonho do próprio diretor?

Aqui, o herói escuta mais do que fala: em palestras universitárias, bares, cafés, na calçada, músicos, filósofos, artistas… a ventura do pensamento transcorre num fluxo de inteligência, de questionamento, de curiosidade e imaginação. O herói sonha? Uma cena final intrigante não nos dará respostas, mas o filme inteiro é um lembrete e um estímulo fascinante em torno das conversas que podemos ter, seja a partir dos encontros ou de nossa própria consciência, sobre uma realidade maior e mais ampla, no interior mesmo da discreta infinitude da vida cotidiana.

POR Mel e Fabricio.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s