g3904

O CinematograFinho de outubro será no dia 20/10, às 15h, na Saladearte – Cinema do Museu, sessão que apresenta “A GUERRA DOS BOTÕES”, filme de Yann Samuell inspirado no romance homónimo de Louis Pergaud, um clássico da literatura infantil francesa.

“A Guerra dos Botões” é a quarta adaptação para o cinema do livro de Louis Pergaud (1882-1915). Aborda o dia a dia das crianças de dois vilarejos rivais (Longeverne e Velran), no interior da França, cujos maiores desafios são a vida escolar, a autoridade dos adultos e o objetivo de vencer os “inimigos” (retirando destes todos os botões das roupas). O líder dos meninos Longeverne, William Lebrac, tem sobre si a responsabilidade de ajudar a mãe no sustento da casa, depois que o pai faleceu. Ele se sente revoltado, mas seu ímpeto é enternecido pela paixão por Lanterna, que quer a todo custo fazer parte do bando de garotos.

Para diversos críticos, “A Guerra dos Botões” realiza uma metáfora antibélica e, ao mesmo tempo, põe em tensão o universo das crianças e o dos adultos, propondo reflexões sobre liberdade e limites, afeto e revolta, medo e amor! Um programa para crianças e adultos desfrutarem juntos.

TRAILER

LEGENDAS ESPECIAIS

A versão apresentada é legendada, mas as legendas são cuidadosamente adaptadas para facilitar a leitura por parte das crianças, aumentando sua duração e modificando expressões, tornando-as mais breves sem alterar o seu sentido.

Para os curadores, o desafio de tornar o CinematograFinho um programa de interesse comum para crianças, jovens e adultos, exige cuidados e ações especiais que vão desde a criteriosa escolha dos filmes, que devem trazer temas e formas que não se reduzam à estética infantil dominante, até a adaptação atenciosa das legendas. O trabalho em cima das legendas é fundamental, pois, para os curadores, possibilita às crianças que começam a exercitar a leitura verem filmes nos idiomas originais (nos casos de filmes de outros países), valorizando a dramaturgia original da obra, e permite a elas experimentarem sonoridades e ritmos próprios de cada língua, tendo contato com outras culturas de forma mais viva e sem sacrificar tanto a atenção às imagens.

O CINEMATOGRAFINHO

O universo da infância no Cinema para crianças e adultos, juntos! Essa é a novidade que propõe o CinematograFinho, mostra de filmes que acontece uma vez por mês, aos sábados, na Saladearte – Cinema do Museu, situada no Corredor da Vitória.  A primeira sessão foi em agosto, com o filme “Filhos do Paraíso”, comovente drama do diretor iraniano Majid Majid. A segunda sessão, que aconteceu no dia 15 de setembro, apresentou “Meu Vizinho Totoro”, do mestre da animação japonês Hayao Miyazaki. A sessão foi tão concorrida que uma sessão extra foi programada para o sábado seguinte, no dia 22. A Sessão de outubro é a terceira sessão do CinematograFinho, e traz “A Guerra dos Botões”.

Os ingressos são vendidos no local e a programação mensal do CinematograFinho pode ser conferida no site do Circuito Saladearte e na página da mostra nas redes sociais. O CinematograFinho é fruto da parceria entre o Circuito Saladearte, o Cinematógrafo e a Escola Via Magia.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s