Sessão única no dia 9/2 (sábado), às 15h, na Saladearte – Cinema do Museu (Corredor da Vitória – Salvador/Ba). Ingressos já à venda em qualquer sala do Circuito Saladearte.

maxresdefault

Em mais uma parceria pelos Studio Ghibli, o filme é escrito e dirigido por Miyazaki e produzido por Isao Takahata.Captura de Tela 2019-02-04 às 09.09.53

O CinematograFinho valoriza tanto o realismo quanto a fantasia na nossa formação de visões de mundo. Por isso, depois de exibir, na sessão de janeiro, o realista “Onde fica a casa de meu amigo”, de Abbas Kiarostami, apresentamos a animação de Miyazaki, que conta a história do encontro de um menino com uma menina que possui um colar mágico, envolvendo uma espécie de cidade flutuante – o castelo no céu – que muitos julgam ser apenas uma lenda, mas que guarda um poder extraordinário.

Além de ser mais uma obra-prima do lendário criador dos Studio Ghibli, “Castelo no Céu” traz uma atmosfera mágica de fantasia, mas se fundamenta sempre em aspectos da realidade, sem dispensar a imaginação. Especialmente se considerarmos o tema de nossa relação com o meio ambiente, que atravessa toda a obra do autor, que é referência no mundo da animação. Aliás, uma das mensagens que se pode extrair do filme é: por mais avanços tecnológicos que inventemos, uma vida harmônica e equilibrada só é possível se nós aprendermos a coexistir com a natureza.

Em seu simbolismo, “Castelo no Céu” conjuga tecnologia e a magia, através de uma arquitetura com traços de influência de culturas indígenas meso-ameríndias! (Podemos entrever referências à cultura maia, por exemplo).

Para completar, a trilha sonora é esplendorosa e conduz, com emoção, a narrativa e também o ritmo do filme, compondo com cenários belíssimos.

“Castelo no Céu” consegue, assim, fascinar e fazer pensar, tanto pela história narrada quanto pelo visual gráfico, cujas inspirações vieram de obras literárias de escritores clássicos como Júlio Verne e Jonathan Swift.

Sessão única no dia 9/2 (sábado), às 15h. Ingressos são vendidos na bilheteria da Saladearte – Cinema do Museu.

Versão com áudio original (em japonês), legendada em português – com legendas especialmente trabalhadas para facilitar a leitura por parte das crianças.

CASTELO NO CÉU (1989)

Direção: Hayao Miyazak.

Gênero: Animação, Aventura, Fantasia, Ficção científica.

Duração: 2h04min.

Nacionalidade: Japão.

Anúncios

Um comentário em “CinematograFinho de fevereiro apresenta: “Castelo no Céu”, de Hayao Miyazaki

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s