Depois da sessão vibrante do CinematograFinho do sábado (13), o belíssimo “As Aventuras de Azur e Asmar” ganha uma sessão Bis! Desta vez na matinê (10h30) no Cine Daten – Saladearte no Shopping Paseo Itaigara

azur-asmar

O filme do francês Michel Ocelot, criador da trilogia Kiriku, conta a história de Azur, loiro de olhos azuis, filho de um nobre; e Asmar, moreno de olhos negros, filho de Jenane, a criada do nobre, que amamentou e criou ambos como se fossem irmãos. Mas o destino os separa bruscamente. O tempo passa e Azur decide que é hora de realizar seu sonho: ir em busca da fada dos djins e libertá-la, instigado pela lenda que era contada por Jenane para embalar a ele e a Asmar quando pequenos. É nesse momento que Michel Ocelot insere a dimensão do fantástico em seu filme, transformando-o em um conto de fadas, dos mais encantadores, mas sem deixar para trás a dimensão crítica de seus filmes. Ao migrar para a África em busca do castelo onde estaria aprisionada a fada dos djins, Azur se depara com as reais dificuldades de um imigrante em terras estrangeiras para se adaptar à nova cultura, passando por diferenças de costumes e valores, mas encontra também um mundo mágico habitado por seres mitológicos, que tornam possível a busca por seu sonho, entremeado pelo reencontro com Asmar, agora seu rival na busca pela fada, e Jenane, que o acolhe maternalmente. A aventura se passa no Magreb (África Ocidental), terra natal de Asmar, enquanto Azur é proveniente da França.

Ocelot sabe explorar com muita delicadeza e respeito questões étnicas e culturais em seus filmes, trazendo à tona questões importantes da contemporaneidade, como intolerância racial e religiosa, medo do desconhecido, preconceitos culturais e todo tipo de dificuldade que o encontro entre sociedades pode gerar, propondo soluções simples de coexistência pacífica. Tudo isso sem dar lição de moral, mas utilizando- se de lendas e contos orais, onde os ensinamentos estão embutidos no desenrolar da história de forma poética.

O filme, repleto de aventuras e humor, emociona crianças e adultos!

Sessão especial no CinematograFinho Extra de sábado, dia 20, desta vez na matinê (10h30) do Cine Daten – Saladearte no Paseo Itaigara. Os ingressos já estão à venda antecipadamente em qualquer sala do Circuito Saladearte.

COMO FOI SESSÃO DO CINEMATOGRAFINHO NO CINEMA DO MUSEU

A sessão do Finho do último sábado (13) foi vibrante, repleta de crianças e tão animada quanto compenetrada! O filme emocionou gente de todas as idades!

 

Um comentário em “O belíssimo “Azur e Asmar” em sessão extra do CinematograFinho, no sábado (20), no Cine Daten – shopping Paseo Itaigara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s