“Nostalgia da Luz” (2010), do diretor chileno Patricio Guzmán, mistura história e astronomia para falar sobre os desaparecidos políticos no Chile.

NOSTALGIA FOR THE LIGHT

Trata-se de um filme-ensaio, um tipo híbrido de cinema que mistura investigação, autobiografia, poesia, documentário, divagação e até drama.

“Nostalgia da Luz” se passa no deserto do Atacama, no norte do Chile, o local mais seco do planeta. Lá, astrônomos, arqueólogos e mulheres – no início, elas eram um grupo de cinquenta mulheres, depois, não mais que dez porque envelheceram e, com o tempo, vão morrendo – procuram no espaço, na terra e na areia, rastros de estrelas mortas, vestígios de passados remotos e restos de homens e mulheres assassinados pelo regime de Pinochet que foram enterrados ou jogados de helicópteros militares, se não no mar, na imensidão desse deserto desolado.

O passado da América parece saltar aos olhos na aridez do deserto – os antropólogos se servem do ar fino, frio, seco, que mumifica restos humanos e preserva desenhos e objetos, para estudar as populações que cruzaram os rios de pedra três mil anos atrás. Ali também, parentes de presos políticos se servem de pequenas pás de jardinagem para vasculhar a areia em busca de fragmentos de ossos do filho, do marido ou do irmão, mortos ali, enterrados ali, desenterrados e jogados no mar ou num outro ponto do deserto, quarenta anos atrás.

No Cinematógrafo, às 16h30, na Saladearte – Cinema do Museu. Concersa após a sessão! Versão legendada em português.

Leia texto de José Carlos Avellar no site do IMS: clique aqui.

TRAILER

Anúncios

Um comentário em “Cinematógrafo de julho exibe “Nostalgia da Luz”, de Patricio Guzmán

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s