Captura de Tela 2020-01-14 às 08.55.08

“Não demonstro nada”, dizia Rohmer, católico a seu modo. Em “Minha Noite com Ela” (1969), o diretor se ocupa das relações interpessoais que desvelam o ser humano, desta vez inserindo no pensamento sobre o desejo e o erotismo, o tema da moralidade da fé e suas ambiguidades.

Na trama, mínima como nos outros filmes dos Contos Morais, Jean-Louis é um fervoroso católico que julga ter encontrado a sua parceira ideal, Françoise, na celebração de uma missa. Depois, ele encontra Vidal, seu amigo, que o convida para conhecer a sua atual namorada, Maud. Após passarem a noite a discutir filosofia e religião, Vidal volta para casa e deixa Jean-Louis e Maud sozinhos.

Captura de Tela 2020-01-14 às 09.23.55

Os seres humanos vivem uns dos outros e, nessa obra, que insinua em seus intervalos os modos de uma provocante homilia, o tema é o amor – e o amor, em Rohmer, é corporalidade, gestos, fluxo de pensamento e, claro, conversas. A graça, a Fé e as visões sobre a vida e o mundo são a matéria do drama dialogado, pondo em relação o prisma marxista de Vidal, a atitude libertária ou libertina de Maud, o catolicismo de Françoise e um outro catolicismo do próprio Jean-Louis. Não à toa, Blaise Pascal, pensador que habitou um tênue limite entre o racionalismo e o irracionalismo, é citado diversas vezes ao longo do filme. “Minha Noite Com Ela” se constroi sobre os dilemas morais mas, em meio da ressaca de maio de 1968, transcende qualquer ímpeto acadêmico ou ideológico e ousa expandir os seus temas até os limites da aventura espiritual. Um filme sobre o amor que se expressa na dimensão corpórea do ser e busca se traduzir na fé…

Rohmer não demonstra nada, ele “revela”, com simplicidade, um profundo conhecimento de nossa natureza. “Minha Noite Com Ela” é o terceiro filme do ciclo Éric Rohmer do Cine Cineasta, ação que a cada mês elege um grande nome do cinema e promove um breve panorama da cinematografia do autor ou autora. Sessão única nesta quarta, dia 15, às 19h20, na Saladearte – Cinema da Ufba.

O Cine Cineasta é uma ação do Cinematógrafo em parceria com o Circuito de Cinema Saladearte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s