“O Cidadão Ilustre” (Argentina, 2016) é o filme que será tema da conversa do 7º Encontro do Cineclube Saladerte Daten e Cinematógrafo: sábado (2), às 16h.

LINK PARA A SALA VIRTUAL (começa às 16h):

Google Meet (pode ser acessado diretamente no computador ou no celular, através de um app): CLIQUE AQUI.

497060

Ironia, humor, provocação, drama. Um homem contemporâneo, o escritor argentino Daniel Mantovani (Oscar Martínez), laureado com o Nobel de Literatura, depois de recusar inúmeros convites para homenagens e palestras, aceita um convite para ir à sua cidade natal, um vilarejo ao sul de Buenos Aires, de onde ele saiu ainda jovem e, depois de mais de 40 anos, ainda não tinha voltado. Lá, ele vai receber o título de cidadão.

Oscar Martínez ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza em 2016. A direção é da dupla Mariano Cohn e Gastón Duprat (“O Homem ao Lado”). “O Cidadão Ilustre” volta o olhar para uma argentina atual, pós-Kirchnerista, desviando-se dos temas mais habituais dos filmes argentinos que nos chegam (o período ditatorial, histórias de famílias ou dramas passionais), abordando temas universais e incômodos, ensejando reflexões sobre as relações éticas e políticas do artista com a sua arte e o mundo, em choque com as paixões, fraquezas e a vaidade, sua e dos outros.

O filme pode ser visto na Netflix. O nosso encontro para conversar sobre “O Cidadão Ilustre” é neste sábado (2/5), às 16h, através do Google Meet, que pode ser acessado no computador (no navegador) ou no celular (instalando o app que o link solicita). As reniões são mediadas pelos curadores do Cinematógrafo, os cineastas Fabricio Ramos e Camele Queiroz, e abertas à participação do público.

Para receber por email os links de nossos encontros, cadastre seu email: clique aqui.  e/ou acompanhe as nossas redes sociais no Instagram e Facebook.

O CINECLUBE SALADEARTE DATEN e CINEMATÓGRAFO

cropped-cinematocc81grafo-virtual-geral.jpeg

Enquanto as sessões do Cinematógrafo no Circuito de Cinema Saladearte estão suspensas por conta do distanciamento social imposto pelo coronavírus, a Saladearte Cine Daten, junto com os curadores do Cinematógrafo – os cineastas Camele Queiroz e Fabricio Ramos – vão promover encontros virtuais para conversar sobre filmes que serão propostos e podem ser vistos online.

Segundo os curadores, “várias plataformas culturais de streaming abriram seus catálogos temporariamente para acesso gratuito, ampliando a oferta de filmes independentes que nem sempre podem ser vistos em plataformas como Netflix. E mesmos nesta, há filmes que podem entrar em nossas sugestões”.

A cada semana, os curadores indicarão nas redes sociais do Cinematógrafo e do Circuito Saladearte um filme para ser visto online, em casa! Os bate-papos virtuais sobre os filmes acontecerão aos sábados e às quartas, às 16h, na plataforma Google Meet, com mediação dos próprios curadores.

O público interessado pode se cadastrar no breve formulário online para receber por email o link de acesso aos encontros virtuais: acesse o formulário.

Ou acompannhar no Instagram e Facebook do Cinematógrafo a programação durante toda o período em que as salas de cinema precisarem ficar fechadas por conta do distanciamento social necessário para conter a disseminação do coronavírus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s