LINK para o encontro de QUARTA: clique aqui.

(Sala abrirá às 19h. Nosso encontro começas às 19h30)

“Vestígios do Dia”, que pode ser visto na NETFLIX, é atravessado pela história mas é também uma história de amor não realizada e de revisão existencial. Vamos conversar sobre o filme nesta quarta (13), às 19h30, via Google Meet (Inscreva-se para receber por email os links de nossos encontros: clique aqui).

vestigios-capa

“Vestígios do dia”, de James Ivory (1993), é o filme tema de nosso 10º Encontro Virtual do Cineclube Saladearte Daten e Cinematógrafo.

Baseado no livro homônimo de Kazuo Ishiguro (Nobel de Literatura em 2017), “Vestígios do Dia” conta a história de James Stevens (Anthony Hopkins), um homem em sua maturidade que, em um grande carro antigo, começa uma viagem pela Inglaterra do interior em direção ao litoral, em 1958. Por muitos anos, desde antes da segunda guerra, ele foi o mordomo-chefe de Darlington Hall, uma famosa casa de campo que sediava reuniões da aristocracia inglesa e europeia. Stevens sacrificou sua vida em razão de um ideal de trabalho e servidão. Ele está indo visitar Sally Kenton (Emma Thompson), que ele não vê há muito tempo e tinha sido governanta em Darlington antes da guerra. Ele pensa que talvez ela possa ser persuadida a retomar a sua antiga posição, tantos anos depois, trabalhando para o novo proprietário de Darlington, um congressista americano milionário e aposentado.

“Vestígios do Dia” é atravessado pela história, pela crítica social, moral e política, e pelas relações de divisão de classe que o microcosmo da mansão aristocrática ordena. Mas é também uma história de amor não realizada e de revisão existencial diante do valor da própria vida, dos sentimentos e da noção de dignidade.

O filme recebeu oito nomeações ao Oscar, embora seja pouco lembrado. Além de Hopkins e Emma Thompsom, traz no elenco Christopher Reeve, James Fox e um iniciante Hugh Grant.

Nosso encontro é quarta, às 19h30, através do Google Meet.

Os encontros do Cineclube Saladearte Daten e Cinematógrafo são mediados pelos curadores Camele Queiroz e Fabricio Ramos e são abertos à participação do público. Os encontros acontecem durante a quarentena, aos sábados e quartas, sempre com um filme diferente proposto pelos curadores e que pode ser visto online.

Para receber por email os links de nossos encontros, cadastre seu email: clique aqui.  e/ou acompanhe as nossas redes sociais no Instagram e Facebook.

 

O CINECLUBE SALADEARTE DATEN e CINEMATÓGRAFO

cropped-cinematocc81grafo-virtual-geral.jpeg

Enquanto as sessões do Cinematógrafo no Circuito de Cinema Saladearte estão suspensas por conta do distanciamento social imposto pelo coronavírus, a Saladearte Cine Daten, junto com os curadores do Cinematógrafo – os cineastas Camele Queiroz e Fabricio Ramos – vão promover encontros virtuais para conversar sobre filmes que serão propostos e podem ser vistos online.

Segundo os curadores, “várias plataformas culturais de streaming abriram seus catálogos temporariamente para acesso gratuito, ampliando a oferta de filmes independentes que nem sempre podem ser vistos em plataformas como Netflix. E mesmos nesta, há filmes que podem entrar em nossas sugestões”.

A cada semana, os curadores indicarão nas redes sociais do Cinematógrafo e do Circuito Saladearte um filme para ser visto online, em casa! Os bate-papos virtuais sobre os filmes acontecerão aos sábados e às quartas, às 16h, na plataforma Google Meet, com mediação dos próprios curadores.

O público interessado pode se cadastrar no breve formulário online para receber por email o link de acesso aos encontros virtuais: acesse o formulário.

Ou acompannhar no Instagram e Facebook do Cinematógrafo a programação durante toda o período em que as salas de cinema precisarem ficar fechadas por conta do distanciamento social necessário para conter a disseminação do coronavírus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s