LINK para o nosso encontro virtual – sáb, 16 de maio, às 16h (a sala abre às 15h30): Clique Aqui.
—
A fábula sobre questões sociais (e também sobre abandono e sacrifício) abre portas para outro mundo no coração deste mesmo mundo.Vamos conversar sobre o filme neste sábado (16), às 16h.
“LAZZARO FELICE” (2018), da diretora italiana Alice Rohrwacher, é o filme que será tema de nosso 11º Encontro Virtual do Cineclube Saladearte Daten e Cinematógrafo.
O filme está disponível na NETFLIX: acesse aqui.
A fábula sobre questões sociais (e também sobre abandono e sacrifício) abre portas para outro mundo no coração deste mesmo mundo. De início árido e realista, incorre depois na sinuosa fantasia que lembra filmes de Pasolini, tecendo alegorias filosóficas e religiosas.
Lazzaro é um rapaz pobre e simplório, mas extremamente bondoso. Explorado pelos familiares, trabalha duro todos os dias num mundo atemporal, além de colaborar com a marquesa, proprietária das terras onde vivem ele e sua família. No entanto, após uma tragédia, Lazzaro retorna à vida no século XXI, incompreensível para ele, que é também incompreendido.
Conjugando simplicidade e ousadia formal, narra um drama sempre em suspensão, na forma de uma alegoria literária bíblica e com personagens cativantes.
Foi selecionado para competir pela Palme d’Or no Festival de Cannes de 2018, quando Rohrwacher, a diretora que assina também o roteiro, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro.
Nosso encontro é neste sábado (14), às 16h, através do Google Meet.
Para receber por email os links de nossos encontros, cadastre seu email: clique aqui. e/ou acompanhe as nossas redes sociais no Instagram e Facebook.
O CINECLUBE SALADEARTE DATEN e CINEMATÓGRAFO
Enquanto as sessões do Cinematógrafo no Circuito de Cinema Saladearte estão suspensas por conta do distanciamento social imposto pelo coronavírus, a Saladearte Cine Daten, junto com os curadores do Cinematógrafo – os cineastas Camele Queiroz e Fabricio Ramos – vão promover encontros virtuais para conversar sobre filmes que serão propostos e podem ser vistos online.
Segundo os curadores, “várias plataformas culturais de streaming abriram seus catálogos temporariamente para acesso gratuito, ampliando a oferta de filmes independentes que nem sempre podem ser vistos em plataformas como Netflix. E mesmos nesta, há filmes que podem entrar em nossas sugestões”.
A cada semana, os curadores indicarão nas redes sociais do Cinematógrafo e do Circuito Saladearte um filme para ser visto online, em casa! Os bate-papos virtuais sobre os filmes acontecerão aos sábados e às quartas, às 16h, na plataforma Google Meet, com mediação dos próprios curadores.
O público interessado pode se cadastrar no breve formulário online para receber por email o link de acesso aos encontros virtuais: acesse o formulário.
Ou acompannhar no Instagram e Facebook do Cinematógrafo a programação durante toda o período em que as salas de cinema precisarem ficar fechadas por conta do distanciamento social necessário para conter a disseminação do coronavírus.