LINK para o encontro: Clique aqui (Sala abrirá às 19h).

Uma reflexão irreverente sobre a velhice e as relações, com algumas surpresas formais que refletem a “escrita do cinema” do diretor francês Paul Vecchiali

20171024-495531.jpg-r_1280_720-f_jpg-q_x-xxyxx

Nosso 12º encontro virtual é sobre “O Ignorante”, de Paul Vecchiali.

O filme pode ser visto gratuitamente na plataforma looke.com.br (acesse aqui), mediante cadastro. Vamos conversar sobre o filme nesta quarta, 20 de maio, às 19h30, via Google Meet (app Hangout).

Paul Vecchiali tem uma trajetória já longa no cinema. É conhecido por um cinema que une irreverência e reflexão, sempre com baixíssimos orçamentos.

Em “O Ignorante” (2016), Laurent decide morar com Rodolphe, seu pai, interpretado pelo próprio Vecchiali. Ambos mantém um com o outro uma relação sensível e muito própria. Ao longo de nove anos, o filho reflete sobre as suas relações do presente, já o pai, sobre as suas relações do passado e uma obsessão: reencontrar Marguerite (Catherine Deneuve), seu primeiro amor.

Rodolphe é rabugento e ríspido enquanto Laurent é direto e sensível. O filho, seu modo, busca criar alguma relação com o pai “maldoso”. Mas como já disse o próprio diretor, “uma personagem maldosa é uma personagem inacabada”. Assim vão até o fim.

Em Salvador, pudemos ver no Cinema o filme anterior de Vecchiali, “Noites Brancas no Píer”, de 2014, inspirado na obra de Dostoiévski. Tanto neste quanto em “O Ignorante”, o que vemos é uma história sensível contada através de uma “escrita do cinema” anti-naturalista. Um filme de diálogos e com algumas encantadoras surpresas formais.

“O Ignorante” participou da Seleção Oficial do Festival de Cannes 2016 e conta com a participação especial de Catherine Deneuve, junto com várias atrizes do passado recente do cinema francês.

Para receber por email os links de nossos encontros, cadastre seu email: clique aqui.  e/ou acompanhe as nossas redes sociais no Instagram e Facebook.

O CINECLUBE SALADEARTE DATEN e CINEMATÓGRAFO

cropped-cinematocc81grafo-virtual-geral.jpeg

Enquanto as sessões do Cinematógrafo no Circuito de Cinema Saladearte estão suspensas por conta do distanciamento social imposto pelo coronavírus, a Saladearte Cine Daten, junto com os curadores do Cinematógrafo – os cineastas Camele Queiroz e Fabricio Ramos – vão promover encontros virtuais para conversar sobre filmes que serão propostos e podem ser vistos online.

Segundo os curadores, “várias plataformas culturais de streaming abriram seus catálogos temporariamente para acesso gratuito, ampliando a oferta de filmes independentes que nem sempre podem ser vistos em plataformas como Netflix. E mesmos nesta, há filmes que podem entrar em nossas sugestões”.

A cada semana, os curadores indicarão nas redes sociais do Cinematógrafo e do Circuito Saladearte um filme para ser visto online, em casa! Os bate-papos virtuais sobre os filmes acontecerão aos sábados e às quartas, às 16h, na plataforma Google Meet, com mediação dos próprios curadores.

O público interessado pode se cadastrar no breve formulário online para receber por email o link de acesso aos encontros virtuais: acesse o formulário.

Ou acompannhar no Instagram e Facebook do Cinematógrafo a programação durante toda o período em que as salas de cinema precisarem ficar fechadas por conta do distanciamento social necessário para conter a disseminação do coronavírus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s