LINK de acesso ao encontro de HOJE (Quarta). A sala abre às 19h e o encontro começa às 19h30: https://meet.google.com/unw-pewx-ugd
“São Paulo, Sociedade Anônima” (1965), é o filme tema do nosso 14º Encontro do Cineclube Saladearte Daten e Cinematógrafo! Quarta (27), às 19h30, temos encontro marcado.
Tudo passaria depressa, como tudo que se passa em São Paulo.
Em São Paulo S/A, a pressão da vida urbana sobre a vida de um homem traduz o drama de uma época, de uma cidade e, enfim, de um país. Já na abertura do filme, o diretor Luiz Sérgio Person (e o fotógrafo Ricardo Aronovich) revelam o domínio expressivo que marcará a obra, situando-a num lugar único entre o clássico e o moderno, entre o drama interior e a crítica social.
A história se passa entre 1959 e 1961, em uma São Paulo envolvida pela euforia desenvolvimentista dos anos JK, e acompanha Carlos (Walmor Chagas), homem em crise, com dificuldade de conciliar as pressões profissionais e os seus anseios interiores. Um retrato duro de uma classe média urbana através do drama de um homem de 30 anos cindido entre a revolta e a resignação, entre o vazio e a vontade de viver.
Filme importante em sua época, provocou um diálogo tenso com o cinemanovismo. Expressa ecos de Antonioni, e alia rigor e densidade com o estilo documental de um cinema imediato, feito nas ruas e nas casas.
Em 2015, São Paulo S/A entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
O filme pode ser visto no YouTube: clique aqui.
Vamos conversar sobre “São Paulo, Sociedade Anônima” no nosso encontro de quarta (27), às 19h30, através do Google Meet.
Para receber por email os links de nossos encontros, cadastre seu email: clique aqui. e/ou acompanhe as nossas redes sociais no Instagram e Facebook.