Primeiro longa de Steven Spielberg, que o alçou às produções que marcaram a sua carreira. Sessão única, quinta (dia 16), às 20h, na Saladearte Cine Mam. Salvador/Ba.

O Medo do desconhecido e o terror da mecanização violenta da vida são temas aludidos em “Encurralado”, filme feito originalmente para TV e lançado, em versão estendida e com mudanças, para o Cinema.

1971. Um jovem diretor é escalado para dirigir um filme cujo roteiro minimalista se torna um desafio. Mas o jovem diretor era Steven Spielberg, e deu no que deu. Um filme que se tornou cult por conta do talento daquele diretor que redimensionou o cinema comercial.

O roteiro de Encurralado, alias, foi escrito pelo romancista Richard Matheson, adaptando seu próprio conto originalmente publicado na revista Playboy. O conto teria sido inspirado em uma experiência real do romancista, que se viu perseguido por um caminhão misterioso quando ele voltava de uma partida de golfe no mesmo dia em que JFK foi assassinado.

Toda essa história preenche o filme de uma mística própria: além de um suspense debut de Steven Spielberg, “Encurralado” ganha contornos de uma metáfora dada a controvérsias, assim como o clássico “Tubarão”, que muitos veem como uma alusão ao fascismo.

Aí é ver para crer. Sessão única HOJE, quinta (dia 16), às 20h, na Saladearte Cine Mam.


 

CULT

O Cinematógrafo Cult é parte das ações Cinematógrafo, que promove – com programação mensal – diversas sessões de cinema em parceria com o Circuito Saladearte, que vão desde mostra de filmes clássicos no Cine Cineasta, inclusão das crianças pelo @cinematografinho, filmes contemporâneos no Cinematógrafo, discussões sociais no Cinematógrafo em Foco, e o Cult, que mostra filmes de baixo orçamento que ganharam uma legião de fãs ao longo do tempo.

A curadoria é dos cineastas Camele Queiroz e Fabricio Ramos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s