O Cinematógrafo apresenta a sessão única comemorativa dos 40 anos de “Apocalypse Now”, versão redux. Será na Saladearte – Cinema da UFBA, às 19h30.

CARD

Ampliada em 49 minutos, Apocalypse Now Redux traz cenas excluídas da versão original. Trata-se de um dos filmes mais emblemáticos de nossa época, inspirado num dos relatos mais intensos jamais escritos – O Coração das Trevas, de Joseph Conrad – o clássico de Coppola completa 40 anos e o Cinematógrafo realiza a sessão comemorativa no dia 6/11 (quarta), às 19h30, na Saladearte da UFBA.

Estrelado por Marlon Brando, Robert Duvall e Martin Sheen, o enredo se passa na Guerra do Vietnã e impacta pela brutalidade e desproporção dos ataques das forças norte americanas contra vietnamitas e pelo retrato do impacto de uma guerra absurda e sangrenta na mente humana. O filme é marcado por toda uma mitologia acerca de sua problemática produção, sua tão contundente quanto controversa crítica à guerra e ao poderio militar de lógica homicida.

source

Hoje, Apocalypse Now é considerado por não poucos críticos e cinéfilos como um dos melhores filmes de todos os tempos. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1979 e nomeado ao Oscar de Melhor Filme naquele ano, foi considerado “culturalmente, historicamente ou esteticamente significante” e foi selecionado para preservação pelo National Film Registry, em 2000.

A versão estendida chamada Apocalypse Now Redux, com 49 minutos de cenas inéditas e significativa reedição da versão original, foi lançada em 2001. Em 2002, um grupo de críticos de cinema e escritores britânicos do British Film Institute elegeram-no o melhor filme dos últimos 25 anos. Na enquete dos maiores filmes da Sight & Sound, o filme foi classificado na 14ª posição, além de aparecer na lista dos melhores filmes segundo o American Film Institute, em 2007.

Sessão única Extra do Cinematógrafo, dia 6/11 (quarta), às 19h30, na Saladearte – Cinema da UFBA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s