Aassista na íntegra o encontro com a participação de Cristina Amaral. A conversa foi mediada pelos curadores do Cinematógrafo, os cineastas Fabricio Ramos e Camele Queiroz.

 

Acesse os encontros anteriores – clique aqui.

O Encontro virtual é neste sábado, 13 de junho, às 16h e contará com a presença da montadora Cristina Amaral.

1*cmGVwwL5ODCGUfwLpJnDyw

O Nosso 18º Encontro Virtual Circuito Saladearte Daten e Cinematógrafo será sobre “Serras da Desordem” (2006), de Andrea Tonacci, e contará com a participação especial de Cristina Amaral, montadora do filme e companheira de Tonacci (que nos deixou em 2016). Cristina editou mais de 60 títulos, destacando-se, além da parceria com Tonacci, o seu trabalho junto com Carlos Reichebach.

Dos curadores Fabricio Ramos e Camele Queiroz:

Em sua narrativa, Serras da Desordem nos apresenta a odisseia de Carapiru, índio Awà Guajá que sobreviveu ao massacre de sua tribo por pistoleiros e perambulou pelos sertões do norte e nordeste do país por cerca de dez anos, até ser reintegrado ao que restou de seu grupo, por meio da intervenção estatal. Em sua forma, o filme oscila entre o estilo documental e a ficção, levando ao limite essa indefinição.

Carapiru atua no papel de si mesmo, encenando a sua própria história, contada pelo diretor. A temática do filme aborda, através de Carapiru, o drama secular da questão indígena, marcada por uma história de incompreensão, exclusão e genocídio. Mas Serras vai além da crítica histórica, social e política e oferece ao espectador uma experiência singular, que permite “um mergulho nesse escuro, nesse desconhecimento” (Tonacci) que são os índios para nós, “uma outra humanidade”, ao mesmo tempo em que nos lança à uma reflexão existencial, capaz de fazer com que nós nos vejamos refletidos na tragédia histórica e atual dos povos originários, tragédia da qual somos parte e que nos engloba.

1*eg0Gf1-vCvjp7MU8pbSRgw
Carapiru em “Serras da Desordem”

Enfim, trata-se de um filme sobre o qual muito já se disse, embora nunca o suficiente, e que descortina uma miríade de questões, sejam políticas e propriamente cinematográficas, sejam mais amplamente ligadas às nossas ideias sobre a vida e o mundo, nossa história, nosso país e sobre “a modernidade” com nossas conquistas e nossas tragédias.

O filme está acessível no catálogo da SPCinePlay.com.br (mediante cadastro gratuito). Acesse: clique aqui.

Nosso encontro é neste sábado, 13 de junho, através do Google Meet.

Para receber por email os links de nossos encontros, cadastre seu email: clique aqui.  e/ou acompanhe as nossas redes sociais no Instagram e Facebook.

OS ENCONTROS SALADEARTE DATEN e CINEMATÓGRAFO

cropped-cinematocc81grafo-virtual-geral.jpeg

Enquanto as sessões do Cinematógrafo no Circuito de Cinema Saladearte estão suspensas por conta do distanciamento social imposto pelo coronavírus, a Saladearte Cine Daten, junto com os curadores do Cinematógrafo – os cineastas Camele Queiroz e Fabricio Ramos – vão promover encontros virtuais para conversar sobre filmes que serão propostos e podem ser vistos online.

A cada semana, os curadores indicarão nas redes sociais do Cinematógrafo e do Circuito Saladearte um filme para ser visto online, em casa! Os bate-papos virtuais sobre os filmes acontecem sempre aos sábados (16h) e às quartas (19h30), na plataforma Google Meet, com mediação dos próprios curadores. A dinâmica é participativa.

O público interessado pode se cadastrar no breve formulário online para receber por email o link de acesso aos encontros virtuais: acesse o formulário.

Ou acompannhar no Instagram e Facebook do Cinematógrafo a programação durante toda o período em que as salas de cinema precisarem ficar fechadas por conta do distanciamento social necessário para conter a disseminação do coronavírus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s